No dia 18 de dezembro foi realizada a cerimônia de encerramento das atividades letivas do semestre 2013-2 do Câmpus Palhoça Bílingue, sendo prestigiada por aproximadamente 150 pessoas entre servidores, alunos e familiares. O evento contou com a presença da magnífica reitora, Maria Clara Kaschny Schneider, que destacou: “todos os alunos que estão aqui

simbolizam a grande mudança do nosso país, pela transformação e melhoria da vida das pessoas pela educação”.

Neste dia, além da formatura dos alunos do curso técnico subsequente em Materiais Didáticos Bilíngues (Libras-Português),  foram certificados os alunos dos diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada dos Itinerários Formativos de Educação Bilíngue e Multimídia e PRONATEC,  além dos alunos do Proeja, pela conclusão do primeiro módulo do curso. “O Proeja é um curso que propõe resgatar a cidadania das pessoas para as quais  foi negada a possibilidade de estudar e ter uma formação”, afirmou a reitora.

“Estou tão radiante que não posso me conter!!!” esta declaração traduziu a emoção da formanda Cynthia Hauser, que obteve a certificação no Curso Técnico de Materiais Bilingue -Libras/Português. Ela ainda comentou “Minha família e amigos prestigiaram e saíram fascinados com a comunidade surda, com a estrutura, com os trabalhos expostos e com o curso. A formatura sem dúvidas, serviu também para divulgar e despertar o interesse no contato com os surdos. Fiquei muito feliz!!!”

Galeria de fotos

Segundo o diretor do câmpus, Vilmar Silva, os ouvintes aprendem o mundo pela audição e o surdo aprende pela visão, com isto ele ressalta a importância que desde criança haja metodologias de ensino que juntem a visão e a audição para que se possa aprender com mais qualidade.

Os participantes do evento também puderam prestigiar a produção feita pelos estudantes ao longo do semestre. Para finalizar o evento foi oferecido um coquetel de confraternização.