Vídeo em LibrasO IFSC abriu nesta quinta-feira (19) as inscrições para cursos técnicos integrados, também chamados de ensino médio técnico, que iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2021. No Câmpus Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas 100 vagas, em duas opções de cursos voltadas aos alunos que já terminaram o 9º ano ou vão terminar até a data da matrícula no IFSC.

As inscrições vão até 15 de dezembro e podem ser realizadas por meio do Portal do IFSC Palhoça Bilíngue (www.palhoca.ifsc.edu.br). As opções tratam-se de cursos técnicos integrados, ou seja, aqueles em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo. Os cursos que estão sendo oferecidos são:

- Técnico Integrado em Tradução e Interpretação de Libras/Português
Duração: 4 anos
Turno: matutino (aulas de segunda a sexta-feira)

- Técnico Integrado em Comunicação Visual
Duração: 4 anos
Turno: vespertino (aulas de segunda a sexta-feira)
Vagas: 40 vagas para ouvintes (com aulas ministradas em Língua Portuguesa) e 20 para surdos sinalizantes da Libras como primeira língua (com aulas ministradas em Libras).

Ambos são totalmente gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição. A seleção é por meio de sorteio público, que acontecerá às 15h de 17 de dezembro de 2020. Os candidatos poderão concorrer a um único curso dos listados no edital, independentemente do sistema de vagas. Se mais de uma inscrição for efetivada, somente a última será considerada válida.

A lista com os selecionados em primeira chamada será divulgada a partir das 18h de 22 de dezembro de 2020. Os selecionados em primeira chamada deverão fazer matrícula on-line, entre 22 e 29 de janeiro de 2021, no link indicado no edital de ingresso N° 05/DEING/2021/1.

Caso as vagas não sejam preenchidas integralmente após o período de matrícula da primeira chamada, haverá uma segunda chamada e formação de fila de espera para o Chamadão, conforme cronograma previsto no edital.

Como as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC estão suspensas até 30 de abril de 2021, em função da pandemia de Covid-19, os cursos poderão iniciar com atividades não presenciais, dependendo do calendário acadêmico de cada câmpus. A previsão de início das aulas é abril de 2021.

Sobre as vagas

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. A listagem completa com os números de vagas reservadas está no edital de ingresso N° 05/DEING/2021/1.

Oferta de curso Proeja

Além da oferta desses dois cursos (Tradução e Interpretação de Libras/Português e Comunicação Visual), está prevista ainda, para os próximos dias, a publicação de um edital específico para as inscrições do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Proeja), sendo esse voltado a jovens e adultos, a partir dos 18 anos, que não concluíram o ensino médio em idade regular. A duração do curso é de 2 anos e as aulas são realizadas no período noturno, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, de 15 em 15 dias.

O referido edital prevê a oferta de 40 vagas e seguirá as mesmas datas do edital dos cursos mencionados anteriormente. As inscrições também serão realizadas no site do câmpus.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC