Vídeo em LibrasEstimada Comunidade Acadêmica!

Conforme é sabido, o País atravessa um difícil momento na pandemia de Covid-19. E não diferente ocorre com o estado de Santa Catarina. Vivemos uma grave situação acerca do índice de infecção pelo Coronavírus, que tem sobrecarregado clínicas, policlínicas, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e, em especial, leitos de UTI necessários para o tratamento e a sobrevida de pacientes com sintomas da doença que exigem cuidados intensivos.

O distanciamento social é de grande importância para que evitemos o aumento do número de novas infecções e, com isso, haja a redução da quantidade de pessoas que necessitam buscar atendimento nas redes hospitalares pública e privada, as quais já estão saturadas e sem condições de atender a mais pacientes. Ou seja, o distanciamento social é fundamental, pois salva vidas!

Sabemos que inúmeras pessoas não podem trabalhar remotamente e necessitam se deslocar cotidianamente para a realização de atividades essenciais. Sabemos da importância da escola na vida de crianças, jovens e adultos e o quanto, passado um ano desde o início da pandemia, desejamos retomar nossas vidas sem as restrições impostas pela Covid-19. Todavia, a realidade sanitária ainda não nos permite reabrir as escolas e, por isso, estratégias foram pensadas, adaptadas e implementadas para a manutenção do vínculo da escola com as(os) estudantes e a possibilidade da continuidade dos estudos.

Abaixo, seguem algumas informações importantes referentes ao IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue:

1) desde o início da pandemia os servidores do câmpus estão trabalhando, remotamente (a distância), todos os dias.

2) as atividades acadêmicas (ensino) no câmpus se mantêm por meio de atividades não presenciais (ANP’s), tendo em vista que buscamos assegurar a continuidade dos estudos de nossas(os) estudantes.

3) o câmpus interrompeu as atividades acadêmicas (ensino) ao longo de 2 meses no ano de 2020, entre os meses de maio e julho, com o intuito de adaptar as aulas presencias para a modalidade de ANP’s, e melhor atender aos estudantes.

4) devido à necessidade de adaptação das aulas presenciais para as ANP’s, o calendário acadêmico do câmpus está com atraso de 2 meses. Portanto, as formaturas de todos os cursos serão adiadas, também.

5) as(os) estudantes que não possuem recursos tecnológicos (internet, computador, smartphone ou tablet) recebem os materiais de apoio para realização das ANP’s, impressos em suas residências. Para isso, a(o) estudante deve contatar a coordenação de seu curso.

6) o segundo semestre de 2020 (2020/2º) encerrará suas atividades em 31/03/2021.

7) o primeiro semestre de 2021 (2021/1º) terá início em 19/04/21 e término em 11/09/2021.

8) e o segundo semestre de 2021 (2021/2º) terá início em 27/09/21 e término em 30/03/2022.

Continuaremos firmes e resolutas(os) na conservação das relações, mesmo distantes, entre o IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue e sua comunidade acadêmica, oportunizando às(aos) estudantes o prosseguimento em suas formações escolar e profissional.

Preocupamo-nos não apenas com o ensino, mas também com a saúde e com a vida de nossas(os) estudantes e de nossas(os) servidoras(es) e de suas famílias, respectivamente.

Sigamos em serenidade e em cuidados recíprocos para que vençamos, o quanto antes, a pandemia de Covid-19 e as exigências por ela impostas a cada uma e a cada um de nós.

Se puder, fique em casa, em segurança. Caso seja necessário sair, use máscara e higienize as mãos constantemente.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue, 26/03/2021