Pelo terceiro ano consecutivo, o IFSC recebeu o Selo Signatário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com o selo, o IFSC terá direito ao voto na eleição para a Coordenação Estadual e Conselho Fiscal do Movimento ODS Santa Catarina e poderá participar novamente do Prêmio ODS Santa Catarina, que a instituição venceu em 2019 e foi finalista em 2020.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, a serem implementados até 2030. Em 2017, o IFSC assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como organização signatária.

O Movimento ODS possui uma agenda de assembleias, discussões e fóruns, dos quais o IFSC participa ativamente. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Além do comitê estadual, há também os locais (por cidade ou região), aos quais os câmpus do IFSC podem aderir individualmente.

O recebimento do selo em 2021 significa que o IFSC cumpriu todos os compromissos do movimento em 2020. Diversas ações do IFSC - administrativas e de  ensino, pesquisa e extensão - procuram colocar os ODS em seus planejamentos anuais. Os editais da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), por exemplo, contêm como um dos critérios de avaliação que as propostas de atividades de extensão estejam atreladas aos ODS.

Em 2019, o IFSC recebeu o Prêmio ODS Santa Catarina, na categoria “Instituição de Ensino”, por um projeto desenvolvido no Câmpus Gaspar. Em 2020, foi finalista, com outro projeto do Câmpus Gaspar.