Vídeo em LibrasO Colegiado do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC aprovou ontem, 20 de maio, o acionamento imediato da Fase 1 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC. A decisão segue a Resolução do Conselho Superior (Consup) nº 12, de 26 de abril deste ano, que delega a cada colegiado a decisão de acionamento ou não da Fase 1 no âmbito do câmpus.

Nessa fase poderão realizar atividades presenciais apenas estudantes formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de seus Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa.

De acordo com um levantamento da direção-geral do câmpus, não há formandos nessa condição, em que a presencialidade seja obrigatória para o término do trabalho. Já em relação aos projetos, deve haver movimentação de servidores e estudantes bolsistas por conta de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE], cujo prazo de execução das atividades termina em dezembro de 2021.

Aos alunos e servidores que irão frequentar as dependências do câmpus na Fase 1, bem como em todas as outras fases, será exigido o uso de máscara, a aferição de temperatura, o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, a higienização das mãos, dos ambientes e dos pés em tapetes específicos, o uso do álcool em gel e o preenchimento on-line de autodeclaração de saúde.

As atividades não presenciais (ANPs) seguem em andamento para os estudantes não contemplados na fase acionada, até o retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas, situação prevista somente na Fase 5.

Saiba mais sobre a PSS

A Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC prevê o retorno gradual e por grupos de estudantes e servidores, os quais estão descritos em cada uma das fases da PSS. Acionada a Fase 1 e, havendo condições sanitárias, de acordo com a situação da pandemia no momento, pode-se acionar a Fase 2 e, assim sucessivamente até a Fase 5, desde que essas respectivas fases sejam autorizadas pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, e aprovadas pelo Colegiado do Câmpus.

Para ler na íntegra a PSS do IFSC, os detalhes de cada uma das fases e o Plano de Contingência Local do câmpus, clique aqui.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC