Estão abertas até 30 de junho as inscrições para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação interessados em participar de projetos de pesquisa em instituições estrangeiras por meio do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie).

Em sua sexta edição, o programa vai conceder cinco bolsas para estudantes de cursos técnicos, duas para estudantes de graduação e uma para alunos de pós-graduação.

Para participar da seleção, os interessados devem escolher três dos projetos de pesquisa de instituições estrangeiras descritos nos anexos dos editais. Para os alunos de cursos técnicos, há possibilidade de atuação em Portugal e na Argentina. Já os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação têm opções em universidades de Portugal, Espanha, Itália e Argentina. Em todos os casos, é obrigatório que os alunos sejam brasileiros, tenham idade mínima de 18 anos e estejam regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação do IFSC. A comprovação de proficiência em língua inglesa também é obrigatória e será feita por meio de entrevista.

As inscrições devem ser feitas por meio dos formulários disponíveis no Portal do IFSC – um específico para o Edital n° 23, modalidade curso técnico, e outro para o Edital n° 24, modalidade curso de graduação e de pós-graduação. Pelo formulário devem ser anexadas cópias digitais de documentos como histórico escolar, comprovante de matrícula, currículo Lattes e documento de identidade. Consulte a lista completa de documentos necessários à inscrição nos editais.

Os candidatos aprovados para projetos em nível de graduação e de pós-graduação vão receber bolsas mensais de 700 euros, pelo período de cinco meses. Os que forem para a Argentina receberão bolsa de R$ 1,5 mil mensais e auxílio passagem no valor de R$ 1 mil. Já os alunos de cursos técnicos aprovados vão receber bolsa mensal de 700 euros por dois a três meses, mais 1.300 euros de auxílio passagem. A bolsa para os estudantes que forem para a Argentina será de R$ 1,5 mil mensais, mais auxílio passagem de R$ 1 mil.

Consulte o regulamento completo no Edital n° 23/2014/PROPPI (Propicie 6 – Modalidade Curso Técnico) e no Edital n° 24/2014/PROPPI (Propicie 6 – Modalidade Curso de Graduação e Pós-graduação). Leia também os anexos dos dois editais e acesse os formulários de inscrição na página de editais da Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSC.

Nas edições anteriores, o Propicie concedeu bolsas de pesquisa para alunos de graduação que atuaram em instituições de Portugal, Áustria, Suécia, Alemanha, Espanha e Canadá.