Prezados/as membros/as da comunidade acadêmica do IFSC-PHB.

Em 28 de outubro de 2021 o Colegiado Acadêmico de Câmpus Palhoça Bilíngue aprovou o acionamento da Fase 3 da Política de Segurança Sanitária. Esse acionamento terá início na data de 10 de novembro de 2021. Para melhor compreensão do processo por parte de servidores e, especialmente, do público discente, é importante ressaltar que:

1. O Acionamento da Fase 3 representa um avanço gradual ao processo iniciado em 27 de setembro, quando do início da Fase 2. O processo de retorno gradual é determinado pelo Conselho Superior e amparado na Política de Segurança Sanitária do IFSC, aprovada em dezembro de 2020, cabendo aos Colegiados a organização no âmbito de cada câmpus.

2. O Colegiado de Câmpus, órgão deliberativo máximo do câmpus, possui representantes docentes, discentes e técnicos.

3. O processo de retorno gradual referente ao câmpus Palhoça Bilíngue foi aprovado por todos os segmentos do câmpus e é fruto de diálogos estabelecidos entre Colegiado de Câmpus, Gestão e todos os segmentos da comunidade acadêmica, que aconteceram nos meses de julho e agosto de 2021.

4. Nesse contexto, além da indicação das Unidades Curriculares que deveriam ser acionadas na Fase 2, foi realizado o indicativo das demais Unidades Curriculares aptas ao acionamento ainda no ano de 2021.

UNIDADES CURRICULARES ACIONADAS NA FASE 3, A PARTIR DE 10/11/2021

Curso Técnico Integrado em Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa | Aulas das 09h00 às 12h00.

1) Segunda-feira: Interpretação Comunitária (ano III) e Português IV (ano IV).
2) Terça-feira: Linguística (ano I) Teatro e Expressão Dramática (ano II) e Estudos Dirigidos (ano IV).
3) Quarta-feira: Teatro e Expressão Dramática (ano III) e Práticas de Tradução e Interpretação (ano II).
4) Quinta-feira: Práticas de Interpretação Libras/LP/Libras (ano IV) e Produção Audiovisual (ano I).
5) Sexta-feira: Tradução Educacional (ano II) e Produção e Compreensão Textual (ano III).

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual Turma A | Aulas das 14h00 às 17h00

1) Segunda-feira: Tecnologia de Informação (ano I) e Produção Audiovisual (ano I).
2) Terça-feira: Linguagem Visual (ano I) e Objetos de Ensino e Aprendizagem (ano IV).
3) Quarta-feira: Design da Informação (ano IV) e Português II (ano IV).
4) Quinta-feira: Animação (ano III) e Libras IV (ano IV).
5) Sexta-feira: Projeto Multimídia (ano IV) e Português III (ano III).

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual Turma B | Aulas das 14h00 às 17h00

1) Segunda-feira: Física IV (módulo VIII) e Programação Multimídia (módulo VII).
2) Terça-feira: Tecnologia de Informação (módulo II) e Tipografia (módulo III).
3) Quarta-feira: Design da Informação (módulo VII) e Animação (módulo V).
4) Quinta-feira: Produção Audiovisual (módulo IV) e Design Instrucional e Interfaces (módulo VI).
5) Sexta-feira: Introdução à Comunicação Visual (módulo I) e Projeto Multimídia (módulo VIII).

Curso Técnico Integrado em Suporte e Manutenção de Informática | Aulas das 19h00 às 22h00

1) Segunda-feira: Montagem e Manutenção de Computadores (módulo II).
2) Terça-feira: Ciências Física e Matemática II: Matemática (módulo II).
3) Quarta-feira: Ciências Física e Matemática II: Física (módulo II).
4) Quinta-feira: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias II - Português (módulo II).

Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue | Aulas das 19h00 às 22h00

1) Terça-feira: LIBRAS: Didática e Metodologia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (módulo VI)
2) Quarta-feira: Seminário Integrador VIII (módulo VIII).
3) Quinta-feira: Representação e Leitura do Mundo pelas Ciências Naturais (módulo IV).
4) Sexta-feira: Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância (módulo II).

Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia | Aulas das 19h00 às 22h00

1) Segunda-feira: Projeto Multimídia Bilíngue V (módulo V) e Fotografia e Edição de Imagens (módulo II)
2) Terça-feira: Produção Multimídia Bilíngue I (módulo I) e Planejamento da Comunicação (módulo V)
3) Quarta-feira: Multimídia Experimental (módulo V) e Animação II (módulo IV)
4) Quinta-feira: Projeto Multimídia Bilíngue III (módulo III)
5) Sexta-feira: Ilustração e Desenho de Personagens (módulo V ) e Animação 3D ( módulo V)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Tanto para as Unidades Curriculares acionadas na Fase 2 quanto na Fase 3, os estudantes que estejam trabalhando no horário do curso devem encaminhar comprovante da situação laboral para os coordenadores de curso. Nesse caso, o aluno cursará a UC de forma não presencial assíncrona.

2. Para as Unidades Curriculares acionadas na Fase 3, os estudantes que estejam residindo em outros estados e que, justificada e comprovadamente, não possam participar das aulas presenciais, poderão, após análise e deliberação da coordenação de curso, cursar a UC de forma não presencial assíncrona ou fazer o trancamento da mesma, sem prejuízo do rendimento acadêmico.

3. Para os estudantes matriculados no último semestre e que concluirão o curso em 2021/2º a flexibilização citada nos dois itens anteriores está autorizada até 18/03/2022, quando finaliza-se o semestre letivo.

4. Para as demais turmas, a flexibilização citada nos itens 1 e 2 está autorizada apenas até 23/12/2021.

5. A partir de 31/01/2022 as atividades presenciais serão retomadas de forma integral e obrigatória, com exceção dos casos citados no item 3.

Por Direção do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC

Publicado em 6 de novembro de 2021 nas redes sociais institucionais do câmpus.