A volta às atividades 100% presenciais no Câmpus Palhoça Bilíngue vieram acompanhadas de uma novidade para os estudantes e servidores: um espaço para integração logo na entrada do câmpus. É o Espaço Comunica PHB, criado a partir de um projeto de extensão apoiado por edital interno.

Ele é um espaço de convivência, localizado no hall do câmpus Palhoça Bilíngue, que visa criar um ambiente agradável, confortável e acolhedor, propiciando a  interação entre estudantes, servidor e comunidade externa que frequenta o câmpus, sejam surdos ou ouvintes. “A ideia era ter um espaço para as pessoas sentarem e conversarem, até indo na contramão desse mundo digital que temos hoje. Ver os alunos usarem o espaço é muito legal”, explica a assistente de aluno Paula Ramos de Mello, coordenadora do projeto de extensão. O Espaço Comunica PHB possui mesas para prática de xadrez, painel para exposição de trabalhos e manifestações artísticas, vasos de plantas e bancos com estofados.

Entre os benefícios que o espaço pode trazer, Paula destaca os de favorecer o processo de comunicação em Libras (língua brasileira de sinais) e de compartilhar de conhecimento e experiências, além do convívio social, descanso e  lazer, contribuindo para  a permanência e êxito dos estudantes. No espaço também há 2  mesas para jogos de xadrez, esporte já apreciado pelos nossos alunos, bem como um Painel Criativo, para receber manifestações artísticas, textuais entre outros. O local foi decorado com  vasos de plantas,  como forma de integração, ação sustentável e respeito à natureza.

Os itens que constam no Espaço Comunica PHB, assim como seu nome, foram definidos após uma pesquisa online feita com as comunidades interna e externa que teve a participação de 85 pessoas. Todos os respondentes foram favoráveis à criação do espaço, que fica em uma parte antes vazia do hall do câmpus.

Os móveis foram projetados por Paula, que é egressa do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, assim como a distribuição deles pelo espaço físico. Eles foram construídos pela assistente de aluno e por um carpinteiro e elaborados pensando em questões como facilidade de remoção e de manutenção. Os bolsistas Luan Pedro França e Simone Maria de Jesus, do curso técnico integrado em Comunicação Visual, participaram do projeto (menos da construção dos móveis, por envolver manuseio de equipamentos e maquinário).

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC