ifsc


A volta às atividades 100% presenciais no Câmpus Palhoça Bilíngue vieram acompanhadas de uma novidade para os estudantes e servidores: um espaço para integração logo na entrada do câmpus. É o Espaço Comunica PHB, criado a partir de um projeto de extensão apoiado por edital interno.

Ele é um espaço de convivência, localizado no hall do câmpus Palhoça Bilíngue, que visa criar um ambiente agradável, confortável e acolhedor, propiciando a  interação entre estudantes, servidor e comunidade externa que frequenta o câmpus, sejam surdos ou ouvintes. “A ideia era ter um espaço para as pessoas sentarem e conversarem, até indo na contramão desse mundo digital que temos hoje. Ver os alunos usarem o espaço é muito legal”, explica a assistente de aluno Paula Ramos de Mello, coordenadora do projeto de extensão. O Espaço Comunica PHB possui mesas para prática de xadrez, painel para exposição de trabalhos e manifestações artísticas, vasos de plantas e bancos com estofados. 

Entre os benefícios que o espaço pode trazer, Paula destaca os de favorecer o processo de comunicação em Libras (língua brasileira de sinais) e de compartilhar de conhecimento e experiências, além do convívio social, descanso e  lazer, contribuindo para  a permanência e êxito dos estudantes. No espaço também há 2  mesas para jogos de xadrez, esporte já apreciado pelos nossos alunos, bem como um Painel Criativo, para receber manifestações artísticas, textuais entre outros. O local foi decorado com  vasos de plantas,  como forma de integração, ação sustentável e respeito à natureza.

Os itens que constam no Espaço Comunica PHB, assim como seu nome, foram definidos após uma pesquisa online feita com as comunidades interna e externa que teve a participação de 85 pessoas. Todos os respondentes foram favoráveis à criação do espaço, que fica em uma parte antes vazia do hall do câmpus.  

Os móveis foram projetados por Paula, que é egressa do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, assim como a distribuição deles pelo espaço físico. Eles foram construídos pela assistente de aluno e por um carpinteiro e elaborados pensando em questões como facilidade de remoção e de manutenção. Os bolsistas Luan Pedro França e Simone Maria de Jesus, do curso técnico integrado em Comunicação Visual, participaram do projeto (menos da construção dos móveis, por envolver manuseio de equipamentos e maquinário).

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!