O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou a retomada da realização de exame vestibular como forma de ingresso aos cursos superiores da instituição. As tratativas envolvendo parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tiveram início em março e já estão avançadas, inclusive com a validação da Reitoria daquela instituição. A perspectiva é que no primeiro semestre de 2023 um percentual de vagas a ser definido já tenha processo seletivo via vestibular unificado.

A chefe do Departamento de Ingresso (Deing), Giselli Dandolini Bonassa, apresentou aos conselheiros as justificativas para que o IFSC volte a realizar vestibular de forma paralela com o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dificuldade no preenchimento das vagas, o não atendimento aos arranjos produtivos locais e as dificuldades enfrentadas por quem não fez o Enem são algumas das questões que justificariam a possibilidade de acesso via vestibular, como uma alternativa além do Sisu.

A proposição já foi apresentada ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou alteração no regulamento do ingresso (Resolução Cepe 20/2022) incluindo o vestibular, próprio ou em parceria, como possibilidade de processo seletivo para os cursos superiores.

Os conselheiros deliberaram também que a realização do vestibular em parceria com a UFSC deverá ser avaliada novamente pelo colegiado em abril de 2023, para que a decisão seja reavaliada com base nos resultados.

Política de Segurança Sanitária

Também foi validado pelo Consup o relatório de abril do Comitê Técnico-Científico (CTC), que faz recomendações para as ações institucionais de segurança sanitária em função da pandemia de Covid-19. Com base na situação da pandemia em Santa Catarina e nos dados dos órgãos de saúde, o comitê recomendou que a instituição continue incentivando a vacinação contra a doença e que o uso de máscaras faciais nas dependências internas do IFSC passe a ser recomendado, e não mais obrigatório. Além disso, deverão ser retiradas da Política de Segurança Sanitária (PSS) as restrições à prática de atividades físicas que envolvam competições e jogos de quadra, entre outras recomendações.

Vacinação

A obrigatoriedade da realização de testes de Covid-19 por servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas que não tenham apresentado comprovante de vacinação está temporariamente suspensa, por decisão do Consup. Os conselheiros aprovaram as resoluções ad referendum 55/2021 e 04/2022, com indicação de emissão de nova resolução que trate do tema da vacinação obrigatória para servidores de forma simplificada. Pela decisão do Consup, o reitor poderá regulamentar procedimentos sobre o tema por portaria.

As resoluções ad referendum que tratam da comprovação de vacinação pelos estudantes começaram a ser discutidas, mas em função do horário não houve votação. O assunto voltará para a pauta do Consup na reunião agendada para 23 de maio.

Relatório de gestão

Apresentado e discutido na 47ª reunião extraordinária do Consup, em 21 de março, o Relatório de Gestão 2021 do IFSC foi aprovado pelos conselheiros. O documento teve dados retificados em função da atualização das informações da Plataforma Nilo Peçanha. A apresentação anual do relatório aos órgãos de controle é prevista na Constituição Federal.

Todos os documentos analisados podem ser consultados no Fórum do IFSC, com acesso logado pela comunidade interna.

A 73ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no Youtube. Assista à gravação: