Após dois anos de interrupção por conta da pandemia, os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) voltam a ser realizados no complexo esportivo do Sesi, em Blumenau. Mais de 800 estudantes de cursos técnicos integrados participam desta edição que será realizada até 7 de setembro.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, destacou a importância dos jogos para a instituição. “Depois de dois anos, este é o maior evento presencial realizado pelo IFSC.”

Coube também a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, dar as boas-vindas aos estudantes enquanto representante do Câmpus anfitrião. “Esperamos que este seja o JIFSC do acolhimento, da diversidade. E que vocês possam fazer elos de amizades e construir histórias e memórias para toda a vida.”

Pandemia e impacto orçamentário

O diretor de Assuntos Estudantis do IFSC, Evandro Belmiro da Silva, explica que esta edição foi impactada pela pandemia e pelo impacto orçamentário. “Nós entendemos o esporte enquanto uma das dimensões de formação integral dos sujeitos e o JIFSC tem um importante papel nesse processo. Para esta edição trabalhamos com uma série de incertezas.”

Uma das grandes novidades desta edição foi o edital de concessão de auxílio financeiro para os estudantes participantes dos jogos. “Tivemos que ser criativos e encontrar novas soluções para os problemas e vejo que este formato melhorou a forma como as delegações se organizam. Eu sou um dos professores que sempre insistiu para a realização dos jogos porque a gente sabe a expectativa dos estudantes, principalmente daqueles que não puderam vir nesses dois anos e estão se formando, ou seja, seria a última oportunidade deles”, comenta Mozart Maragno, servidor do Câmpus Araranguá e membro da comissão organizadora do JIFSC.

Esse é o caso da estudante do técnico em Telecomunicações do Câmpus São José Monisse Cunha Silva. “Eu estou no último ano do curso e em 2019 não vim porque não tínhamos nos classificado. Vou participar do atletismo e estou muito animada. O JIFSC é uma oportunidade para conhecermos estudantes de outras áreas e cursos.”

Elaine Medeiros, do técnico integrado em Tradução e Interpretação de Libras do Câmpus Palhoça Bilíngue, está nos jogos pela segunda vez. “Em 2019, jogamos futsal e ficamos em segundo lugar. Desta vez, venho para o atletismo. Todos estavam esperando pelos jogos, achávamos que voltaríamos em 2020, depois em 2021 e ainda bem que deu certo este ano.”