Vídeo em Libras

O IFSC abriu nesta quinta-feira (10) as inscrições para os cursos técnicos integrados, também chamados de ensino médio técnico, que iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2023. No Câmpus Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas 140 vagas, em três opções de cursos voltadas aos alunos que já terminaram o 9º ano ou vão terminar até a data da matrícula no IFSC, sendo um curso específico para candidatos com 18 anos ou mais, por se tratar de uma oferta de educação de jovens e adultos (EJA).

Todos os cursos são gratuitos e também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio público.

Como se inscrever

As inscrições vão até 9 de dezembro e podem ser realizadas por meio do Portal do Câmpus Palhoça Bilíngue (www.palhoca.ifsc.edu.br). Ao acessar o site, o interessado deve:
- selecionar a opção “Inscreva-se”
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

As opções oferecidas no Câmpus Palhoça Bilíngue tratam-se de cursos técnicos integrados, ou seja, aqueles em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo. Os cursos com inscrições abertas são:

- Técnico Integrado em Tradução e Interpretação de Libras-Português
Duração: 4 anos
Turno: matutino (aulas de segunda a sexta-feira)
Vagas: 40

- Técnico Integrado em Comunicação Visual
Duração: 4 anos
Turno: vespertino (aulas de segunda a sexta-feira)
Vagas: 40 vagas para ouvintes (com aulas ministradas em Língua Portuguesa) e 20 para surdos sinalizantes da Libras como primeira língua (com aulas ministradas em Libras).

- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática*
Duração: 2 anos
Turno: noturno (aulas de segunda a sexta-feira)
Vagas: 40

* cursos específico para candidatos com 18 anos ou mais, por se tratar de um oferta de educação de jovens e adultos (EJA).

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção é por meio de sorteio público, realizado às 15h30min de 16 de dezembro de 2022. Os candidatos poderão concorrer a um único curso dos listados no edital de ingresso nº 15/2023/1, independentemente do sistema de vagas. Se mais de uma inscrição for efetuada, somente a última será considerada válida.

A lista com os selecionados em primeira chamada e os candidatos em lista de espera será divulgada a partir das 18h de 27 de dezembro de 2022. Os selecionados em primeira chamada deverão fazer matrícula on-line, entre 16 e 26 de janeiro de 2023, conforme os procedimentos e os documentos listados, respectivamente, nos itens 6.2 e 6.3 do edital, por meio do link indicado no item 6.3.1.

Candidatos em lista de espera

Os candidatos mencionados na lista de espera, publicada em 27 de dezembro, deverão manifestar interesse em permanecer na referida lista, por meio do envio da documentação para a matrícula, conforme os procedimentos e os documentos listados, respectivamente, nos itens 6.2 e 6.3 do edital, por meio do link indicado no item 6.3.1. A esses candidatos é assegurado apenas a expectativa de direito à vaga, estando sua matrícula condicionada à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais. Os candidatos que não enviarem a documentação no prazo serão eliminados do processo.

O Departamento de Ingresso poderá realizar mais chamadas, se houver vaga, até aproximadamente 25 dias após o início das aulas. O acompanhamento das chamadas é de responsabilidade do candidato pelo link https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/resultados.

Sobre as vagas

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. Os outros 50% são destinados às vagas de ampla concorrência.

A listagem completa com os números de vagas reservadas consta no Anexo I do edital.

A previsão de início das aulas é 6 de fevereiro de 2023. Em caso de dúvidas, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo...

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC