Cerca de 380 pessoas estão reunidas na Grande Florianópolis para participar do VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e do V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar, que começaram nesta quarta-feira (09). Os dois eventos estão sendo realizados simultaneamente e são promovidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (Abapeve). Uma reflexão sobre o racismo marcou a conferência de abertura realizada no Centro Multiuso de São José.

O objetivo do evento é promover a sistematização e  debate de estudos relacionados à prevenção da evasão e do abandono escolar. “A ideia não é sair com respostas, mas com vontade de trabalhar”, destacou a diretora de Estatística e Informações Acadêmicas do IFSC e representante da comissão organizadora dos eventos, Sandra Lopes Guimarães, na solenidade de abertura.

De acordo com a pedagoga, os eventos foram feitos por quem acredita em uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. “São sujeitos que se identificam com um ideal e trabalham juntos apesar das diferenças e seus tempos restritos”, ressaltou.

Para o presidente da Abapeve, José Adelmo Menezes de Oliveira, é um desafio olhar para o que chamou de “alunos de ninguém”, pessoas que, por não terem o apoio necessário, acabam evadindo da escola. “Precisamos entender este fenômeno para poder prever, pois o aluno que evade dá sinais”, afirmou.

O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, também participou da solenidade e enfatizou que a evasão escolar é um problema social crescente e complexo que compromete diretamente o desenvolvimento da educação no país. “Ela ocorre quando os alunos precisam deixar a escola e pode ser influenciada por fatores internos e externos capazes de desestimular os estudantes e afetar a gestão escolar”, explicou, ressaltando que o compromisso do IFSC com esta temática é grande.

Compuseram ainda o quadro de honra da solenidade o pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes da Silva, e a aluna do Câmpus São José Bruna Mel, representando os estudantes, e a pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, Dilceane Carraro. Clique aqui para assistir à gravação da solenidade de abertura dos eventos.

Racismo em pauta

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Jessé José Freire de Souza e teve como tema “Racismo, Exclusão e Evasão escolar em tempos de adversidades”. O sociólogo não falou diretamente da evasão escolar, mas apresentou as condições sociais e políticas que levam à evasão e à exclusão de boa parte da população. Segundo ele, esse assunto não é discutido pela imprensa e nem mesmo nas universidades já que, de acordo com o professor, 90% da educação é elitista.

O pesquisador enfatizou que a questão do racismo é a mais importante do Brasil. “Para que a gente entenda como o racismo é o problema mais importante, temos que entender que o racismo não é apenas racial”, destacou.  Segundo Jessé, o racismo é uma forma de humilhação fundada no Ocidente e adaptada à noção de virtude platônica Ele explicou que o espírito seria a virtude e o corpo, o pecado. “O negro vai ser ligado ao corpo e o branco, ao espírito. Mas não só isso: as mulheres vão ser ligadas ao corpo e os homens, ao espírito”, disse.

Durante cerca de uma hora, o pesquisador fez um resgate histórico de como começou a saga do racismo e suas máscaras, além de tecer diversas críticas ao momento que o país atravessa. “A forma principal do racismo brasileiro é a falsa luta contra a corrupção que transforma o canalha racista no defensor da moralidade pública”, afirmou.

Assista abaixo à gravação da conferência de abertura:

Programação

Os eventos seguem até esta quinta-feira (10) com conferências, sessões temáticas e rodas de conversa. Parte da programação desta quinta-feira será transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube:

9h30-11h: Roda de Conversas - Saberes Educacionais e a Evasão escolar em tempos de adversidades
Conferencistas: Yanina Maturo (Argentina); Dilvo

11h-12h30: Conferência: Saberes Educacionais e a Evasão escolar em tempos de adversidades
Conferencista: Bernardo Naranjo ( México)

14h-15h10: Roda de Conversa: Possibilidades de enfrentamento das desigualdades sócio educacionais e da evasão escolar
Conferencistas:  Marcelo Henrique Romano Tragtenberg (UFSC); Elionaldo Fernandes Julião (IEAR/UFF)

16h15-17h20: Roda de Conversas – Práticas Educacionais e a Evasão escolar em tempos de adversidades
Conferencistas: João Oliveira Ramos Neto: Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito (IFG); Promotor de Justiça e João Luiz de Carvalho Botega: Ministério Público/SC - Projeto Apoia; Jorgelina Ivana Tallei: Política de Assistência Estudantil (UNILA)

Clique aqui para ver a programação completa.