As provas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 serão realizadas neste sábado (10) e domingo (11) das 14h às 19h. Os portões de acesso aos locais de prova ficarão abertos entre 13h e 13h45. As provas serão realizadas nas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

-> Veja aqui a relação de candidato por vaga neste processo seletivo

A Coperve/UFSC salienta que tem monitorado a situação das estradas e as condições meteorológicas. Qualquer alteração nestas condições que impeça a realização das provas, a situação será reavaliada e notificada através dos meios de comunicação e pelo site https://vestibularunificado2023.ufsc.br.

Orientações aos candidatos
É importante que os vestibulandos conheçam os locais onde realizarão as provas e identifiquem as possibilidades de transporte disponíveis de forma a garantir a participação no processo seletivo.

-> Veja aqui o seu local de prova

A prova iniciará às 14h e terá duração de cinco horas. A única exceção é para os candidatos que aos sábados, por motivos religiosos trabalham e estudam apenas após o pôr-do-sol e solicitaram a condição especial “sabatista” no momento da inscrição. Os candidatos sabatistas só terão acesso às provas a partir das 19h20, mas deverão cumprir o mesmo horário de chegada. Eles farão o “resguardo religioso” sentados no local determinado para a prova sem acesso a nenhum material dela.

O uso de máscara será obrigatório para entrar no local das provas e durante toda a aplicação delas. Candidatos sem máscara não serão autorizados a entrar nos locais e nem a realizar as provas.

Os candidatos devem usar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul. Lápis e borracha (sem capa) podem ser utilizados apenas para a resolução da prova. Os cartões-resposta, a folha oficial de redação e a folha oficial das questões discursivas devem ser preenchidos com caneta azul ou preta. Respostas a lápis não serão aceitas ou avaliadas.

Documentação obrigatória

Para acessar o local de prova, o candidato precisará apresentar os seguintes documentos:

- Original do Documento de Identidade (com foto) informado no Requerimento de Inscrição;
- Comprovante de vacinação contra a COVID-19 com registro de, pelo menos, duas doses (ou a dose única da Janssen). É aconselhável que o candidato traga o comprovante de vacinação impresso ou salvo previamente no celular, para evitar eventuais dificuldades no acesso à Internet, nos dias das provas.
- Quem não se vacinou deverá apresentar teste negativo para Covid-19 realizado até 72 horas anteriores ao dia da prova

Alimentação

Os bebedouros de todos os locais de prova serão desativados como medida de prevenção ao coronavírus. A orientação é que os candidatos levem água em uma garrafa transparente e sem rótulo. O consumo de alimentos nos locais de prova será permitido, desde não atrapalhe os demais candidatos com barulhos, como abertura de embalagens ou mastigação.

Proibições

Durante a realização da prova os candidatos não poderão portar os seguintes objetos:

- telefone celular;
- relógio (qualquer tipo);
- controle remoto e chave eletrônica de veículos;
- fone de ouvido;
- armas;
- acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares);
- óculos escuros;
- calculadora;
- tablet, pen drive, cigarro eletrônico ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.

Caso seja necessário comparecer ao local de prova portando esses objetos, os fiscais irão guardá-los em sacos plásticos, identificados e deixados sob a carteira antes do início da prova. Objetos eletrônicos (de qualquer tipo) deverão permanecer desligados durante toda a prova.

Orientações para os locais de prova

O acesso aos locais onde serão realizadas as provas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC terá regras específicas para garantir tranquilidade aos candidatos. Estão proibidas a circulação de ambulantes, instalação de food trucks, tendas de cursinhos pré-vestibulares e outras instituições de ensino. As lanchonetes e barzinhos que já funcionam nos locais de prova serão fechados a partir das 13h. O objetivo é impedir a aglomeração de pessoas para evitar a possibilidade de contágio pelo Covid-19 e barulho.

Dúvidas

Mais informações devem ser conferidas no edital disponível no site do vestibular. A Coperve mantém o plantão telefônico para dúvidas e informações pelo (48) 37219951 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC com informações da Coperve