Estão abertas até as 17h do dia 2 de fevereiro de 2023 as inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu do IFSC interessados em participar de intercâmbio presencial no Canadá.

O Edital IFSC/GAB 01/2023 vai selecionar até 3 estudantes do IFSC para participarem do processo seletivo do Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) - 2023-2024.

Por meio do Programa, o Governo do Canadá, em parceria com a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), oferecerá duas categorias de auxílio financeiro:

• Bolsa de 8.200 $ CAN (R$ 31.296,94 na cotação de hoje do Banco Central do Brasil) para estudantes de graduação ou pós-graduação stricto sensu, para mobilidade de 4 meses (estudos ou pesquisa);

• Bolsa de 11.100 $ CAN (R$ 42.365,37 na cotação de hoje do Banco Central do Brasil) apenas para estudantes de pós-graduação stricto sensu, para mobilidade de 5 a 6 meses (estudos ou pesquisa).

Dentre os requisitos, exige-se que os candidatos comprovem nível B2 de proficiência em língua francesa, tenham completado pelo menos um ano de estudos no IFSC, encontrem um programa de estudos da UQTR equivalente ao programa que cursados no IFSC (lista no item 5.1 do Edital), entre outros requisitos descritos nos itens 3.1 e 4.1 do Edital IFSC/GAB 01/2023.

O processo de seleção dos candidatos do IFSC será realizado por meio de sorteio eletrônico, desde que os candidatos apresentem os requisitos determinados pela UQTR. A seleção final dos candidatos será realizada exclusivamente pelas instituições estrangeiras organizadoras, em conformidade com a disponibilidade de vagas em cada oferta. A aprovação no processo de pré-seleção do IFSC garante, portanto, apenas a participação do candidato no processo seletivo da UQTR, que fará as nomeações à EduCanada.

Mais informações estão disponíveis no Edital IFSC/GAB 01/2023.