Você já teve seu cartão de crédito clonado ou outros dados pessoais usados indevidamente? Então, você deve ficar atento à segurança cibernética dos seus dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018) entrou em vigor em 2020 e tem como finalidade regular e proteger os dados dos cidadãos, determinando regras para o uso de dados por empresas privadas e públicas.

Instituições de ensino como o IFSC também têm obrigações referentes à LGPD, além das instruções do Guia do Framework de Segurança, elaborado pelo Ministério da Economia em março de 2021, especificadamente o CIS Controle 17, denominado Implementar Programa de Conscientização e Capacitação em Segurança.

Dentro do Programa de Conscientização, a Diretoria de Tecnologia em Informação e Comunicação (DTIC) elaborou materiais específicos sobre segurança cibernética e que podem ser acessados por alunos, servidores e demais interessados.

Os conteúdos estão disponíveis na página de Tecnologia da Informação, na seção "Capacitação em Segurança Cibernética para Servidores e Alunos".

Os temas abordados são:

• Segurança na instalação de softwares e Aplicativos
  • Instalação e configuração de Antivírus
  • Realização de Cópias de Segurança
  • Reconhecimento de ataques de engenharia social
  • Melhores práticas de autenticação de usuários
  • Melhores práticas de tratamento de dados
  • Evitar exposição não intencional de dados
  • Reconhecimento e notificação de incidentes de segurança
  • Identificação e notificação de falta de atualizações de segurança nos ativos corporativos
  • Perigos de se conectar e transmitir dados corporativos por meio de redes inseguras

-> Acesse o Blog do IFSC e saiba mais sobre segurança cibernética