ifsc

 

Vídeo em LibrasNa última sexta-feira, 28 de novembro, o câmpus Palhoça Bilíngue recebeu a visita da professora Julia Barral Dodd Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A professora integra o Projeto Surdos, desenvolvido pela UFRJ. O objetivo da atividade foi, entre outros, aprofundar as possibilidades de parcerias entre as instituições.


A programação foi marcada por um bate papo com os servidores do câmpus sobre o desenvolvimento e a divulgação de glossários em Libras, a fim de comparar a metodologia utilizada na UFRJ com a que se está desenvolvendo no IFSC Palhoça Bilíngue; e pela avaliação do glossário criado no Projeto Surdos, pelos alunos e professores dos cursos de Especialização em Educação de Surdos e Técnico em Comunicação Visual.

As duas instituições já contam com alguns projetos em parceria na área de tecnologia e educação de surdos. Alguns ainda em fase inicial de definição das atribuições e outros já encaminhados às agências de fomento, os quais estão no aguardo de aprovação. Julia é a segunda integrante do IBqM que visita a Instituição, pois em agosto deste ano o professor Flávio Eduardo Pinto da Silva esteve em Palhoça iniciando as tratativas.

Saiba mais sobre o Projeto Surdos


O projeto teve origem em 2005 por meio de uma parceria do IBqM da UFRJ com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e, atualmente, conta com o apoio da CAPES, do FINEP e da FAPERJ. Tem como foco o jovem surdo não inserido na sociedade científica-tecnológica, oferecendo-lhe a possibilidade de ampliar a sua inserção no mercado de trabalho, por meio de uma formação técnica em Biociências. As atividades desenvolvidas incluem a elaboração de um glossário de termos científico-tecnológicos em Libras, o estudo da influência da mídia na aquisição de conhecimento científico pela comunidade surda, a produção de revistas ilustradas para a contextualização de doenças, a criação de um espaço de ciências para alunos do ensino fundamental, além de cursos de curta duração oferecidos nas áreas de biologia e saúde.

Galeria de fotos
On the road again
This slideshow uses a JQuery script adapted from Pixedelic
This is a bridge
This bridge is very long
IF-SC - Horário de funcionamento do câmpus: 8h às 22h30min
- Horário de funcionamento da SECRETARIA: 14h às 20h
 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos blog da reitora estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, s/n - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!