O Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com processo seletivo aberto para a contratação temporária de sete professores que irão atuar no Programa de Capacitação dos Servidores da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina (Proforbas). As inscrições devem ser feitas até 5 de março, por meio do formulário eletrônico, e são abertas tanto a servidores do IFSC quanto ao público externo.

Os professores vão atuar nas seguintes unidades curriculares: Leitura e escrita: diversidade de tipologias e gêneros textuais; Fundamentos teórico-metodológicos das práticas de leitura e escrita; O ensino contextualizado da ortografia: intervenções pedagógicas; Projeto de observação pedagógica e projeto de intervenção pedagógica; Concepções epistemológicas de aprendizagem; Trabalho de pesquisa aplicada/intervenção para a prática pedagógica; e Intervenções e trabalho de pesquisa aplicada/estudo de caso para dificuldades de aprendizagem. A formação mínima exigida para cada unidade curricular está detalhada no Edital nº 1/2015/Cerfead, bem como a ementa de cada uma.

A seleção será feita em duas etapas: análise de documentos, classificatória, e entrevista, eliminatória. Após o período de recursos, o resultado final será divulgado no dia 20 de março. O edital tem validade de um ano, prorrogável por igual período.

As atividades dos cursos serão desenvolvidas nos municípios de Braço do Norte, Laguna, Sombrio, Jaraguá do Sul, Águas Mornas, Santa Rosa de Lima e Caçador. Os professores contratados devem ter disponibilidade para viajar a esses locais durante o curso. Entre as atribuições do cargo estão pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos para a execução das aulas, condução das aulas, adequação da oferta do curso às necessidades específicas do público-alvo e registro da frequência e desempenho dos alunos.

Servidores do IFSC, efetivos ou substitutos/temporários, que se candidatarem às vagas devem encaminhar, no ato da inscrição, declaração de disponibilidade assinada pela chefia imediata e pelo setor de gestão de pessoas do câmpus ou Reitoria. Por esse documento o servidor comprova a possibilidade de executar as tarefas do Proforbas sem prejuízo de suas atividades regulares. Além disso, os servidores que se candidatarem não podem estar em afastamento ou ocupar cargo de direção.

A remuneração será de R$ 50,00 por hora, com jornada máxima de oito horas por semana para o desempenho das funções. Servidores do IFSC receberão as bolsas diretamente em conta-corrente e pessoal externo por meio de RPA (recibo de pagamento a autônomo), devendo estes providenciar emissão de nota fiscal pelos serviços prestados.

Veja abaixo a formação exigida para cada unidade curricular:

Leitura e escrita: diversidade de tipologias e gêneros textuais (10 horas)
Requisitos: licenciatura em Pedagogia e/ou licenciatura em Letras com pós-graduação na área da Educação ou áreas afins

Fundamentos teórico-metodológicos das práticas de leitura e escrita (10 horas)

O ensino contextualizado da ortografia: intervenções pedagógicas (20 horas)

Trabalho de pesquisa aplicada/intervenção (20 horas)

Concepções epistemológicas de aprendizagem (10 horas)
Requisitos: licenciatura em Pedagogia e/ou licenciatura com pós-graduação na área da Educação ou áreas afins

Trabalho de pesquisa aplicada/intervenção para a prática pedagógica (20 horas)
Requisito: licenciatura em Pedagogia e/ou licenciatura com pós-graduação na área da Educação ou áreas afins

Intervenções e trabalho de pesquisa aplicada – estudo de caso para dificuldades de aprendizagem (20 horas)
Requisitos: licenciatura em Pedagogia, ou graduação em Psicologia e/ou licenciatura com pós-graduação na área da Educação ou áreas afins