O ano letivo começou cheio de novidades que interessam diretamente aos alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O novo Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), que estabelece normas comuns a todos os câmpus, já está em vigor. Além disso, houve mudanças no Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) e foi lançado, pela primeira vez, um edital para apoio à participação em eventos.

Saiba mais sobre cada uma dessas novidades abaixo:

Novo RDP

O RDP é um documento único que estabelece as normas referentes aos processos didáticos e pedagógicos de todos os câmpus do IFSC. É o documento mais importante para a vida acadêmica dos alunos. Nele estão descritos todos os procedimentos referentes à oferta, matrícula, rematrícula, avaliação e certificação de todas as modalidades que o IFSC oferece, desde os cursos de qualificação profissional até a pós-graduação.

O regulamento traz ainda informações sobre estágio, monitoria e validação de componentes curriculares, além da principal mudança: a conversão de conceitos para notas. Para saber mais sobre o RDP, clique aqui.

Nova regulamentação do Paevs

A partir deste ano, o critério para concessão do auxílio financeiro do Paevs será o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do aluno, que leva em consideração aspectos como renda, moradia, trabalho e saúde - não só do estudante, mas de toda sua família. O IVS pode ser solicitado a qualquer momento. Porém, o aluno precisa se inscrever na chamada de concessão do auxílio financeiro, conforme o cronograma já publicado. Para mais informações sobre as mudanças no Paevs, clique aqui.

Apoio à participação em eventos

O IFSC vai conceder uma ajuda financeira para que os alunos participem de eventos científicos, esportivos e culturais. Para os eventos científicos, não é necessário ter trabalho aprovado para apresentação; o aluno pode ir apenas como ouvinte. E o melhor: vale para eventos em qualquer lugar do Brasil ou no exterior! O valor do auxílio varia de R$ 500 a R$ 3 mil. Para saber mais sobre esse edital, clique aqui.

Para ver o calendário acadêmico de todos os câmpus do IFSC, clique aqui.