Vídeo em LibrasNa continuação da série de matérias sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC, o Portal do IFSC apresenta o capítulo 2 do plano, que traz o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal.

O Projeto Pedagógico Institucional, como seu próprio texto diz, “manifesta o ideal de educação”, “registra o processo de construção da identidade institucional” e “dá suporte para a avaliação das ações educativas programadas pela instituição”. O PPI é uma parte obrigatória do PDI, conforme o Decreto 5.773/2006.

No PPI, estão contidas as visões do IFSC sobre temas como educação, educação profissional e tecnológica, ensino, currículo, avaliação, pesquisa e extensão, entre outros. Sendo um documento mais filosófico, ele estabelece diretrizes e, em alguns casos (como no ensino, na pesquisa e na extensão), políticas que a instituição deve estabelecer.

De acordo com o texto, o Instituto Federal deve proporcionar uma educação integral aos seus alunos, “sem limitar-se ao trabalho manual ou intelectual da atividade produtiva”. A inclusão social, presente na missão do IFSC, aparece em todo o PPI.

De acordo com o documento, o ensino da instituição tem como objetivos, além da aprendizagem, da formação e da educação de cidadãos, a inclusão social, entendida como: escolarização, inserção laboral resgate de direitos, inserção nas práticas sociais, avanço científico e tecnológico, inserção nas práticas sociais, avanço científico e tecnológico, inserção de práticas culturais e esportivas com direito à acessibilidade.

As avaliações feitas pelos professores, de acordo com o PPI devem ser instrumento “de construção coletiva dos sujeitos e de uma escola de qualidade”, e não de classificação, seleção e exclusão social. Os mecanismos de ingresso em cursos também devem ter como preocupação a inclusão, sendo diferenciados para diferentes públicos.

Ensino, pesquisa e extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão dentro do IFSC é reforçado no PPI, que estabelece diretrizes e políticas para as três áreas No documento, a extensão é compreendida como conjunto de atividades que promove a articulação dos saberes científicos e tecnológicos com a realidade socioeconômica e cultural da região onde está inserido. Para a diretora de Extensão, Fabiana Mortimer Amaral, o fato de a área, ainda incipiente no IFSC, ganhar destaque no PPI já é um grande ganho. “Isso com certeza traz mais visibilidade para a extensão.”

A pesquisa do IFSC deve ser pautada na transformação da realidade local e na redução da desigualdade social, buscando soluções práticas e inovadoras para o dia a dia das empresas, da comunidade ou da sociedade na qual o IFSC está inserido. A consolidação da pesquisa no IFSC, segundo o PPI, está pautada principalmente no fortalecimento dos grupos de pesquisa, na estruturação dos cursos de pós-graduação e no estímulo às atividades de pesquisa aplicada e de transferência tecnológica.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mario de Noronha Neto, avalia que um dos principais avanços que o PPI trouxe para a área de pesquisa foi a descrição de diretrizes e políticas a serem seguidas. “Conseguimos institucionalizar essas políticas e diretrizes em um texto construído coletivamente, que reflete o pensamento da instituição.”

Outros temas

O PPI vai além do ensino, da pesquisa e da extensão e trata de temas como gestão, políticas institucionais (como as de inclusão, de tecnologia da informação, de segurança da informação e de comunicação) e relação da instituição com os egressos. Saiba mais sobre o PPI lendo o capítulo 2 do PDI.

- Capítulo 1 apresenta perfil do IFSC: confira a matéria