Vídeo em LibrasO que você faz com o óleo de cozinha usado? Esse é o questionamento da gincana ambiental que acontecerá no Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no período de 30 de março a 29 de maio de 2015. A gincana envolverá a comunidade e as turmas dos cursos técnicos, de formação inicial e continuada e de especialização do câmpus.

O óleo de cozinha arrecadado será utilizado para a produção de sabão caseiro, que será feita pelos próprios participantes do projeto em oficinas a serem realizadas na Semana do Meio Ambiente, em junho. Neste mesmo período, vão acontecer ainda palestras sobre reciclagem, reaproveitamento de alimentos, sustentabilidade, entre outros temas.

Além dos estudantes do câmpus, a ação vai envolver os estabelecimentos comerciais do entorno da instituição, bares, restaurantes e lanchonetes, que serão convidados a contribuir, recebendo um certificado de participação da campanha. O óleo deve ser encaminhado em garrafas PETs de 2 litros, devidamente identificadas. Os pontos de coleta estão espalhados pelo Câmpus Palhoça Bilíngue.

“A produção de sabão é uma alternativa de reaproveitamento do óleo de cozinha que evita o seu descarte na natureza e diminui os impactos ambientais”, explicou a professora de Química, Karina Zaia Machado Raizer, uma das idealizadoras do projeto. Segundo a professora, cada litro de óleo jogado no esgoto tem a capacidade de poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Além disso, o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos e rompimentos nas redes de coleta.

A iniciativa trata-se de um projeto de extensão financiado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex), proposto pelas professoras de Química, de Geografia, Edimara Lucia Rupolo, de Biologia, Marcela Motta Drechsel; pela webdesigner, Francine Medeiros Vieira, contando com a colaboração da bolsista do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Rafaela Minski.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..