ifsc

 

Vídeo em LibrasNo dia 1 de abril, estudantes do curso técnico integrado de Comunicação Visual participaram de uma sessão de cinema que exibiu três episódios da série "Switched at Birth", em português “Trocadas ao Nascer”, que aborda em profundidade a temática da surdez.

Após a exibição houve uma discussão com os participantes dos elementos técnicos, estéticos e culturais destacados no seriado. Na ocasião, surdos e ouvintes relataram algumas das suas experiências vivenciadas em situações do dia a dia, com amigos e familiares. “É muito difícil a comunicação porque a gente não sabe Libras e eles não conhecem a Língua Portuguesa. Por isso, aprender sobre a cultura surda é muito bom. Eu fiz amizade com os surdos e aprendi muitas coisas com eles e acho que eles também aprenderam comigo. A gente vai conversando e compartilhando conhecimento”, declarou a estudante ouvinte, Maria Eduarda Andrade Batista, de 14 anos.


O estudante surdo, Felipe Oliveira Lopes, de 17 anos, também mencionou a dificuldade em relação à comunicação e destacou a importância da integração entre surdos e ouvintes. “Às vezes nós não conseguimos conversar com os ouvintes pelo desconhecimento que eles têm em relação a nossa cultura. Eu gostei muito da atividade porque houve bastante integração. Além disso, a série retrata muito a minha história. Eu estudei em uma escola onde tinham mais alunos surdos do que ouvintes”.


A iniciativa faz parte de um projeto de extensão, aprovado no Edital APROEX 2015/1, denominado CineClube Surdo, coordenado pela professora de produção audiovisual, Fabiana Paula Bubniak, pelo técnico de laboratório de audiovisual, Oscar Raimundo dos Santos Júnior, e pela aluna do curso técnico subsequente em Produção de Materiais Didáticos Bilíngue, Emilene Balbino Barbosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo do projeto é apresentar aos alunos, aos servidores, à comunidade surda da grande Florianópolis e aos interessados nos aspectos que envolvem a cultura surda, produções cinematográficas, de diferentes épocas e países, realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística.

Faz parte da programação dos filmes que serão exibidos nas próximas sessões “Filhos do Silêncio”, que contou com a primeira atriz surda a ganhar um Oscar como melhor atriz num papel principal; “A Gangue”, um longa-metragem premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2014, totalmente em língua de sinais e sem legenda.

A ideia é que a atividade aconteça semanalmente às quintas-feiras, às 19h, no próprio câmpus. Os interessados devem observar a classificação indicativa, pois alguns filmes são permitidos a partir dos 12 e outros dos 16 anos.

Mais informações, bem como a programação, podem ser obtidas em http://www.facebook.com/cineclubesurdo.

Saiba mais sobre a série Switched at Birth exibida na 1ª sessão

Duas adolescentes descobrem que foram trocadas acidentalmente na maternidade. Bay foi criada em uma família rica com o pai, a mãe e o irmão. Enquanto isso, Daphne, que ficou surda aos 3 anos, foi criada pela mãe solteira em um bairro humilde. Quando as famílias se encontram, começa uma luta para aprender a conviver com todas as diferenças.

País: Estados Unidos
Ano: 2011
Idioma: Inglês e Língua de Sinais Americana, com legenda em português
Classificação indicativa: 12 anos

On the road again
This slideshow uses a JQuery script adapted from Pixedelic
This is a bridge
This bridge is very long
IF-SC  Horário de funcionamento: das 8h às 22h30min  

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos blog da reitora estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, s/n - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!