Vídeo em Libras

Na última terça-feira (27), o IFSC Palhoça Bilíngue recebeu a visita dos professores Lionel Antonio Tovar Macchi e Mónica María Carvajal Osorio, ambos da Universidad del Valle, localizada em Santiago de Cali, Colômbia, com o intuito de promover a troca de experiências na educação de surdos entre Brasil e Colômbia.

A programação foi marcada por um bate papo com os alunos surdos do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual e um grupo da Especialização em Educação de Surdos, seguido de um encontro com os servidores do câmpus para socialização das práticas pedagógicas e das concepções filosóficas adotadas pelas duas instituições.

Ao que tudo indica a trajetória da educação de surdos nesses dois países é bastante parecida. “Na Colômbia e no Brasil os movimentos sociais surdos vem reivindicando uma Educação Bilíngue de qualidade, que reconheça as suas diferenças linguísticas e culturais no processo de ensino e aprendizagem. A vantagem é que no Brasil já temos cursos superiores na modalidade bilíngue (Libras – Português) e na Colômbia este processo ainda está em construção”, evidenciou o Diretor Geral do câmpus, Professor Vilmar Silva.

Para a Professora de Sociologia, Danielli Vieira, a experiência foi bastante proveitosa, principalmente para os alunos. “Talvez os visitantes esperassem saber mais a respeito de como atuamos aqui no IFSC Palhoça Bilíngue, mas os alunos acharam tão interessante vê-los falando na Língua Colombiana de Sinais, que os convidados passaram a maior parte do tempo respondendo às curiosidades dos estudantes em relação à cultura surda na Colômbia, estabelecendo um momento de troca muito agradável para todos”, salientou a professora.