Vídeo em LibrasO capítulo 10 do Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 do IFSC (PDI) trata de “relações externas”, ou seja, o relacionamento do IFSC com comunidade, empresas e instituições brasileiras e estrangeiras.

O texto lembra que um dos objetivos estratégicos do planejamento estratégico do IFSC é “ampliar e qualificar a intervenção na sociedade civil organizada”. Um dos indicadores de acompanhamento desse objetivo estratégico é o número de parcerias estabelecidas. “A aproximação do IFSC com os diversos atores da sociedade qualifica o ensino e impulsiona as atividades de pesquisa e de extensão, ampliando a captação de recursos financeiros e permitindo que o IFSC atenda às demandas da sociedade”, diz o documento.

Em 2014, o Instituto Federal firmou 94 parcerias. Elas têm objetivos diversos, sendo alguns deles a oferta de cursos, oficinas e estágios, a cessão de espaço físico e a realização de eventos e projetos sociais (culturais, esportivos, de inclusão digital, entre outros).

“Os objetos das parcerias são bem amplos. Sempre houver uma demanda do IFSC ou de um parceiro em que existam responsabilidades de ambos, é necessário firmar uma parceria”, explica a técnica em assuntos educacionais Liziane Renate Lessak, da Diretoria de Extensão.

No que diz respeito à internacionalização, o IFSC pretende nos próximos cinco anos fortalecer sua internacionalização com redes acadêmicas e ampliar as oportunidades de mobilidade de estudantes e servidores. A internacionalização no Instituto Federal tem como objetivo o desenvolvimento e a implementação de políticas e programas para integrar as dimensões internacional e intercultural.

Hoje o IFSC possui convênio com 37 instituições estrangeiras, de 16 países da América, Ásia e Europa: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Suécia e Uruguai. Por meio dos convênios, são promovidos estágios e intercâmbio de alunos e cursos de línguas estrangeiras.

Para saber mais sobre o capítulo 10, visite o site do PDI.