Vídeo em LibrasA educação a distância é o tema do capítulo 11 do Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 do IFSC (PDI), sobre o qual o Link Digital fala em mais uma edição da série “Conheça do PDI”.

O capítulo 11 começa com o histórico da educação a distância no IFSC, que iniciou em 1999, quando o Câmpus São José ofereceu um curso básico de Refrigeração a distância. Em 2006, o Câmpus Florianópolis criou um setor específico para a área, o Núcleo de Ensino a Distância.

Atualmente, a estrutura para a área de educação a distância do IFSC é composta pela Diretoria de EaD, pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) pelos Núcleos de Educação a Distância (Neads) dos câmpus, além de polos de apoio presencial mantidos em convênio com prefeituras e secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional (SDRs).

O Cerfead, ligado à Pró-reitoria de Ensino, tem como objetivo ser referência nacional nas áreas de formação de profissionais para atuar na educação e de gestão pública, além de dar apoio à consolidação da educação a distância como instrumento para socializar conhecimento e desenvolver o indivíduo em seu contexto social.

O Nead é o espaço onde são desenvolvidas atividades pedagógicas e administrativas relativas à oferta dos cursos a distância de cada câmpus. Eles podem desenvolver projetos pedagógicos de cursos e oferecê-los a distância. Também podem receber oferta de cursos de outros câmpus ou por meio de convênios com os programas parceiros do IFSC.

O IFSC tem atualmente 31 polos UAB, oito polos e-Tec e 16 câmpus credenciados como Neads, conforme dados do Cerfead. A oferta de cursos prevista pra a EaD até 2019 é apresentada no capítulo 4 do Plano de  (Plano de Oferta de Cursos e Vagas).

Saiba mais

Neads do IFSC: câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê

Polos da rede UAB do IFSC: Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Caçador, Cachoeira do Sul (RS), Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Foz do Iguaçu (PR), Indaial, Itajaí, Itapema, Jales (SP), Joinville, Laguna, Nova Londrina (PR), Otacílio Costa, Palhoça, Palmitos, Porto União, Pouso Redondo, Praia Grande, São João do Polêsine (RS), São José, São Miguel do Oeste, Tapejara (RS), Tio Hugo (RS), Tubarão e Videira.

Polos da rede e-Tec do IFSC: Campos Novos, Gaspar, Itapoá, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José, Tubarão e Xanxerê

Cursos a distância oferecidos em 2014: 36 (6,7% do total do IFSC)

Matrículas em cursos a distância em 2014: 4.230 (12,6% do total do IFSC)

Leia o capítulo 11 do PDI do IFSC.