Está aberto o período de inscrições de candidatos para as eleições que irão definir o próximo reitor e os diretores-gerais de 19 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. O prazo para efetuar a inscrição vai até às 18h do dia 31 de julho.

Podem se candidatar ao cargo de reitor os docentes pertencentes ao quadro ativo permanente do IFSC com pelo menos cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. Também é preciso ter título de doutor ou estar posicionado nas classes DIV, DV ou titular da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, ou na classe de professor associado da carreira do magistério superior.

Já para o cargo de diretor-geral, podem se candidatar docentes ou técnicos administrativos de nível superior que tenham lotação permanente no câmpus, com pelo menos cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. Também é necessário que o candidato se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações: ter os requisitos exigidos para o cargo de reitor; ter no mínimo dois anos de exercício em cargo ou função de gestão no IFSC; ter concluído curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Como fazer a inscrição

Conforme o regulamento das eleições, as inscrições devem ser feitas por meio de protocolo presencial do Dossiê de Inscrição, contendo a lista dos documentos descritos no regulamento. Os candidatos a reitor devem entregar o dossiê ao setor de protocolo da Reitoria. Já os candidatos a diretor-geral devem protocolar diretamente no câmpus onde concorrem à vaga. Não serão aceitas inscrições por procuração, fax ou correio eletrônico.

No momento da inscrição, o candidato ao cargo de reitor já deverá indicar os nomes da sua equipe de gestão (diretor executivo e pró-reitores). Já os candidatos ao cargo de diretor-geral devem indicar os nomes dos chefes de departamento ou diretores, conforme a estrutura atual do câmpus. Os candidatos ao cargo de diretor-geral do Câmpus Florianópolis já devem indicar também o nome do vice-diretor. A divulgação dos candidatos inscritos será feita no dia 3 de agosto.

Sobre as Eleições no IFSC

As eleições no IFSC serão realizadas no dia 10 de setembro, em turno único, com votação presencial em cédula de papel. Os eleitos terão mandato de quatro anos. Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas nos regulamentos, disponíveis no site das Eleições. Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com as comissões eleitorais.