Vídeo em LibrasEm reunião ampliada, realizada na tarde desta sexta-feira (31), a Direção, o comando de greve dos servidores e os alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFSC Palhoça Bilíngue, decidiram pela suspensão do calendário acadêmico do segundo semestre. Tal medida se justifica em razão da impossibilidade de se manter as condições adequadas ao início das atividades letivas por causa da greve dos servidores do IFSC, deflagrada em 13 de julho de 2015.

A previsão de início das atividades do semestre letivo era quarta-feira (29). Desde então, alunos e servidores do câmpus foram envolvidos em atividades com a intenção de esclarecer e refletir a respeito da pauta de reivindicações, junto ao Governo Federal, e das condições atuais da Educação no País. “Os alunos têm um entendimento de que a greve transcende a sala de aula e que apoiá-la é crucial neste momento, pois a luta é pela qualidade da educação”, declarou a presidente do Grêmio Estudantil do câmpus, Júlia Carminatti da Costa.

A greve integra um movimento nacional da categoria que, dentre outros pontos, reivindica as perdas salariais desde 2010 e o estabelecimento de data-base, que se trata da previsão de uma data oficial para correção salarial, discussão e revisão das condições de trabalho fixadas em acordo.

A reposição do calendário está condicionada ao término da paralização. “Frente à adesão dos servidores à greve, fica inviável a manutenção do calendário com a qualidade de ensino que prezamos”, explicou o Chefe do Departamento de Ensino, Paulo Cesar Machado.

Durante o movimento grevista alguns serviços devem permanecer em funcionamento na Instituição. Segundo o representante do comando de greve do câmpus, Venícios Cassiano Linden, esses serviços serão estebelecidos na Assembleia Geral do Sinasefe-Seção IFSC, na próxima quinta-feira, 6 de agosto.

Acompanhe também as informações do IFSC Palhoça Bilíngue no facebook https://www.facebook.com/palhoca.bilingue.ifsc