Vídeo em LibrasO Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue, está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro para o processo seletivo de ingresso nos cursos Técnico Integrado de Comunicação Visual e Técnico Subsequente de Tradução e Interpretação de Libras, com início no primeiro semestre de 2016.

Ao todo estão sendo ofertadas 116 vagas nos dois cursos. Desse total, 76 são para o curso de Comunicação Visual (sendo 36 destinadas para usuários da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua) e 40 para o curso de Tradução e Interpretação de Libras. Ambos oferecidos no período vespertino.

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde está disponível o edital com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, que se dá por meio de análise socioeconômica e linguística, não havendo cobrança de taxa, nem prova. Para os candidatos que não possuem acesso à Internet, a Instituição disponibiliza computadores, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

A lista dos candidatos selecionados, em primeira chamada, será divulgada no dia 22 de dezembro no portal da Instituição, a partir das 18 horas. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

No curso integrado o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Já no curso subsequente, o aluno deve ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC. Todos os cursos oferecidos pelo Instituto são gratuitos.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Saiba mais sobre os cursos:

Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual

Duração do curso: 8 semestres

O curso forma profissionais habilitados para a execução da programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos de materiais institucionais e promocionais, como livros, jornais, revistas, portais, painéis e folderes. Além disso, também orienta para a criação e aplicação de ilustrações, animações, logotipos de empresas, sinalizações, tipografias e projetos de interfaces multimídia, com o domínio de ferramentas tecnológicas.

Algumas disciplinas do curso:

•    - Animação
  •    - Design da Informação
  •    - Fotografia e Tratamento de Imagens
  •    - Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  •    - Produção Audiovisual

Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras

Duração do curso: 4 semestres

O curso habilita o aluno a realizar a tradução e interpretação, entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, com fluência e coerência, em diferentes espaços e situações, levando em consideração os referenciais éticos, visuais, identitários e linguísticos da comunidade surda. O profissional dessa área pode atuar também na tradução de publicações e vídeos.

Algumas disciplinas do curso:

•     - Interpretação para a área Educacional
  •     - Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  •     - Prática de Tradução
  •     - Produção Audiovisual aplicada à Tradução e Interpretação