Vídeo em LibrasCandidatos inscritos do processo seletivo para cursos técnicos e de graduação do IFSC têm até dia 9 de novembropara solicitar atendimento especial para realização das provas para ingresso no primeiro semestre de 2016. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, na qual o candidato deverá indicar os recursos especiais que necessita.

É preciso também preencher o formulário específico e anexar cópia de documento com foto e o comprovante de condição especial, que pode ser o laudo médico ou declaração da instituição justificando a necessidade especial para a realização da prova. A documentação deve ser entregue no Câmpus do IFSC mais próximo até 10 de novembro. O candidato impossibilitado de entregar os documentos pode ser representado por outra pessoa.

Podem solicitar condições e atendimento apropriados os seguintes candidatos:

- com deficiência visual total: será fornecida prova em braile;
- com baixa visão e/ou corrigida pelo uso de lentes: será fornecida prova ampliada com tamanho de letra correspondente, no máximo, ao corpo 24. Se solicitado, será concedido apoio de ledor;
- com deficiência física ou com problemas de mobilidade: será fornecida acessibilidade à sala de prova;
- com dificuldade de efetuar a marcação do cartão-resposta e/ou de escrever: será fornecido pessoal de apoio para transcrição do gabarito da prova;
- surdo: será concedido, durante a realização da prova, pessoal de apoio com domínio de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
- que tiver necessidade de amamentar durante o período de realização da prova: serão permitidas duas saídas de 15 (quinze) minutos. A criança deve permanecer acompanhada de alguém da família em ambiente designado pela Comissão da prova.
- sob a responsabilidade do Estado (apenado, hospitalizado, em cumprimento de medidas socioeducativas etc): será oferecida aplicação de prova nos locais solicitados mediante assinatura de termo de compromisso firmado entre o Departamento de Ingresso do IFSC e a Instituição que tutela o candidato.

Os casos serão analisados pelo Departamento de Ingresso, levando-se em conta critérios de viabilidade e razoabilidade e a legislação vigente. Outras necessidades não especificadas nos editais, bem como situações emergenciais de atendimento para realização da prova, devem ser enviadas para análise pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A listagem com o resultado da análise dos pedidos de atendimento especial para realizar a prova será publicada no dia 23 de novembro de 2015, a partir das 18h, na página do Departamento de Ingresso do IFSC.

Ingresso 2016.1

Para quem ainda não se inscreveu, o IFSC está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no primeiro semestre de 2016. Também há vagas para para cursos voltados a educação de jovens e adultos, que recebem inscrições até 18 de novembro. Ao todo, estão sendo ofertadas 4.717 vagas em 19 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar o não pagamento da taxa de inscrição até o dia 27 de outubro.

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à internet. Para ver a lista completa dos cursos disponíveis em cada câmpus, clique aqui.