Na noite da última sexta-feira (12), o curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia promoveu uma aula inaugural intitulada 'Multimídia: da Produção de Conteúdo à Transmídia'. O tema foi apresentado por três profissionais da área de comunicação e tecnologia e contou com a participação de alunos, professores, servidores e comunidade externa.

Uma das convidadas foi a coordenadora da área de parcerias da Contentools, Manuela Fretta, que abordou algumas das mudanças no comportamento do consumidor, as quais têm significativa relação com o surgimento da internet e das ferramentas mobile. “Hoje em dia, 60% do processo de compra acontece antes do cliente falar com um representante de vendas”, ressaltou Manuela referindo-se à relevância do marketing de conteúdo.

Já a relações públicas e CEO da empresa Tide Trends, Vanessa Ambros, destacou a importância das métricas e o papel das mídias sociais no engajamento do público-alvo, “tenha claro no seu planejamento as definições das suas personas, para diminuir a possibilidade de ser enganado por números de vaidade, e ter a certeza de estar se comunicando com quem você realmente precisa”, salientou Vanessa.

E para finalizar o evento, o jornalista, produtor audiovisual em multimídia e fundador da empresa Movie Start!, Leonardo Schimmelpfeng, deu aos acadêmicos várias dicas de como explorar diferentes formas de conteúdo, chamando a atenção para a necessidade desses conteúdos dialogarem com as várias mídias. “Isso é pensar transmídia”, explicou o profissional.

O bate papo agradou aos alunos presentes. “Achei o evento super interessante e rico em conteúdo. Foi uma oportunidade que me possibilitou novas ideias para minha atuação profissional”, comentou Alana Andrade, 21 anos, caloura do curso. “Iniciando o curso com palestras interessantíssimas”, revelou Lucila Borh Machado, 47 anos, que baseou a sua escolha pelo curso no fato de a matriz curricular contemplar tanto a área de marketing digital, quanto a área de Libras.

Galeria de fotos*

*Passe o mouse pelas fotos para ampliá-las.

Por Sônia Santos | Relações Públicas IFSC