ifsc


Vai até sexta-feira (31) a I Semana de Arte e Cultura Bilíngue, que inclui cinema, música sinalizada, dança, teatro e show de música. O evento produzido por professores e estudantes do câmpus Palhoça Bilíngue tem como objetivo promover um espaço para a construção da expressão artística, além de contribuir para a formação de plateia e fortalecer o vínculo dos alunos com o Instituto.

 

Em cada dia da semana está prevista uma atividade artística diferente, às 14h30min ou 19h30min. Todas gratuitas e abertas ao público em geral. A articulação com o bilinguismo (Libras-Português) se traduz, por exemplo, nos ouvintes interpretando músicas com a utilização da língua de sinais, no surdo dançando ou na exibição de filme com legenda sinalizada.  

 

A proposta do evento parece ter agradado aos participantes, tanto na condição de público, quanto de artista. “Este evento é uma oportunidade de o surdo compreender a música. Por meio da arte a gente pode internalizar o que está sendo apresentado”, comentou o estudante surdo, João Anibal Pires. Já a aluna Ana Paula Bublitz, destacou o que sentiu ao sinalizar a música 'Duas Metades', da dupla Jorge e Mateus, “eu tentei passar pra eles o significado da letra e o sentimento da música”.

 


Além das apresentações de músicas sinalizadas, a tarde desta terça-feira (28) contou com a atuação de Renan Valdoir Rosa, que destacou o drama enfrentado por uma travesti. O estudante entrou em cena interpretando a música 'Mulher', da Mc Linn da Quebrada. “Eu me inspirei em histórias de várias travestis pelo mundo, as quais não tem voz, não tem emprego e sofrem preconceito da sociedade em geral", justificou o estudante. Ele acrescentou ainda que outro ponto interessante do evento é o fato de os surdos terem acesso aos meios culturais e os ouvintes um contato mais próximo com a língua de sinais, já que se trata de um câmpus bilíngue.   

 

A iniciativa é um projeto de extensão aprovado no Edital APROEX 2016/1, coordenado pela professora de Teatro, Adriana de Moura Somacal, com a participação dos alunos bolsistas dos cursos técnicos de Tradução e Interpretação de Libras, Jhaçanan Arikaue Alcides Pettres; e de Comunicação Visual, Evellin Domingos Vieira, Maria Eduarda de Andrade Batista e Rita de Cássia de Jesus da Silva. “Mais importante do que as atividades que vem sendo apresentadas, é a repercussão de cada uma delas, pois muitos dos participantes estão tendo contato com alguns tipos de expressões artísticas pela primeira vez”, comentou Adriana. 

 

 Confira o que ainda vem pela frente.

Quarta | 14h30min

Dança: tango, dança de salão, hip hop e jazz, com Evellin Vieira e Alexandre Souza.


Quinta | 14h30min

Teatro: "Experimentos Cênicos", com Alex de Souza (professor de teatro IFSC Câmpus Florianópolis).


Sexta | 19h30min

Show de música: "Joe Love acústico", músicas covers de Elvis e Johnny Cash, com Joe Love e Rafael Alves.

 

Por Sônia Santos | Relações Públicas IFSC

 

 

 

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!