Um protótipo de monitoramento agrícola, um dispositivo eletrônico para controle de medicamentos, um jeito de produzir energia hidrelétrica com baixo custo e menor impacto ambiental e um sistema de rádio inteligente para transmissão de dados remotos. O que tudo isso tem em comum? Todos esses projetos foram ideias inovadoras desenvolvidas por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e premiadas no Desafio IFSC do ano passado. E as inscrições para a competição deste ano já estão abertas e devem ser feitas até 4 de junho por meio do formulário eletrônico disponível em www.ifsc.edu.br/desafio.

O Desafio IFSC é uma competição, de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, promovido pelo Núcleo de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC. Entre os objetivos do projeto, estão estimular o espírito empreendedor e preparar os alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio.

A primeira edição da competição foi lançada em 2015 e as equipes premiadas apresentaram seus resultados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC do ano passado. Para o chefe do Departamento de Inovação do IFSC, Henrique Castelan Carlson, a expectativa para este ano é ainda maior. “Pela primeira experiência, percebemos o potencial dos nossos alunos de terem boas ideias e agora esperamos ainda mais participantes e uma qualidade técnica também melhor”, destaca.

Quem pode participar

Para se inscrever na competição, é preciso ser aluno regularmente matriculado no IFSC nos cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação, sendo que, no mínimo, um integrante da equipe deverá ter a previsão de concluir o curso somente após 29 de março de 2018. Os estudantes devem se organizar em equipes com no máximo quatro alunos e com um mentor – que deve ser um servidor permanente do Instituto.

Entenda o Desafio IFSC

Todas as equipes com inscrições homologadas participarão de uma capacitação de futuros empreendedores, que será oferecida por meio da plataforma de ensino a distância Negócio Certo Universitário Sebrae. Com os conhecimentos adquiridos nessa fase, os alunos terão que elaborar um modelo de negócio da ideia inovadora.

Quinze equipes serão classificadas para um evento Pitch, que se resume a uma apresentação rápida com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia. Esse evento será realizado durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), em agosto, no Câmpus Itajaí. As sete equipes vencedoras receberão um prêmio na forma de auxílio financeiro para ser investido no desenvolvimento da ideia inovadora com valores que variam de R$ 3 mil a R$ 15 mil.

As informações detalhadas, bem como o cronograma do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, estão apresentadas no regulamento da competição que pode ser consultado aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC