Quem quiser estudar em um curso superior do IFSC no primeiro semestre de 2018 deve se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 8 a 19 de maio, no site http://enem.inep.gov.br. A partir do semestre 2018-1, o ingresso em cursos de graduação do Instituto Federal vai ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.

A inscrição custa R$ 82 e deve ser paga até 24 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agências dos Correios. Os candidatos podem, no entanto, solicitar isenção do pagamento até 19 de maio. Podem pleitear gratuidade os concluintes de escola pública no ensino médio, os já declarados no CadÚnico (cadastro único do governo federal para programas sociais) e os que se enquadram nas exigências da Lei nº 12.799 (que dispõe sobre a isenção em processos seletivos a instituições federais de ensino superior).

“Em breve teremos o hotsite Enem 2017, com o cronograma, resposta a dúvidas frequentes e tudo o que o aluno precisa saber para fazer o exame com tranquilidade e segurança”, esclarece a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. “Também teremos um aplicativo e o cartão de confirmação da inscrição, no qual serão depositados o cronograma, os gabaritos, resultados, alguns alertas e outras funcionalidades.”

O Enem 2017 vai ser realizado em todo o País e, em Santa Catarina, em 56 cidades: Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Fraiburgo, Garopaba, Guaramirim, Içara, Imbituba, Indaial, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Navegantes, Orleans, Palhoça, Palmitos, Porto União, Quilombo, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Sombrio, Taió, Tijucas, Timbó, Tubarão, Videira, Xanxerê e Xaxim.

Confira o edital completo do Enem 2017 para mais informações.

Cursos do IFSC

O IFSC possui, entre seus cursos de graduação, cursos dos tipos bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. A lista de cursos com vagas abertas no semestre 2018-1 será divulgada em edital próprio do Instituto Federal no final de 2017. Para conhecer os cursos que a instituição oferece hoje, visite o Guia de Cursos.

A abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deve ocorrer em janeiro de 2018.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação