Estão abertas até 19 de junho as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Estão disponíveis 17 vagas para alunos de cursos de nível técnico e graduação interessados em realizar atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação em instituições parceiras. Os projetos podem ser desenvolvidos nos seguintes países: Alemanha, Espanha, Finlândia, França e Portugal.

O Propicie está dividido em duas modalidades de intercâmbio: técnico e graduação. Para o intercâmbio internacional técnico, são 11 vagas, sendo sete para a ampla concorrência e quatro para candidatos atendidos pelas Ações Afirmativas. Já no intercâmbio internacional graduação, há seis vagas, sendo quatro para ampla concorrência e duas para Ações Afirmativas.

O cronograma completo do processo de seleção está disponível na página de Relações Internacionais do IFSC, bem como o edital e todos os documentos necessários que devem ser consultados pelos candidatos. O resultado final dos alunos selecionados será divulgado em 14 de julho. O prazo máximo para início dos projetos será na primeira quinzena de setembro deste ano.

As etapas de seleção envolvem uma etapa eliminatória de avaliação da proficiência na língua inglesa e outra classificatória com base nos documentos e informações fornecidas pelo candidato.

Os alunos selecionados para intercâmbio receberão um auxílio financeiro que varia de acordo com a modalidade de intercâmbio e o perfil da vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa). O valor pode ser conferido no Edital 01/2017.

Inscrição

Podem se inscrever no programa alunos regularmente matriculados no IFSC, que tenham um professor orientador do Instituto para cada um dos projetos selecionados e que não tenham sido contemplados em edições anteriores do Propicie ou do Programa Ciência sem Fronteiras. O candidato também não pode estar pendente com relatórios e prestação de contas de editais anteriores do IFSC e deve ter completado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso.

Os alunos de cursos que possuem somente o total de duas fases deverão ter concluído a primeira fase do curso. O candidato ainda precisa ter nota do Desempenho Acadêmico (NDa) mínima de 6,0.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pelo formulário on-line indicado no edital.

Todas as informações estão no Edital 01/2017. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC