Cerca de seis milhões de estudantes devem participar neste domingo (5) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões), Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões) e Redação. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começará às 13h30min.

No dia da prova, os participantes devem apresentar um documento de identificação original, oficial e com foto. Para fazer o exame, só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O local das provas deve ser consultado no cartão de confirmação da inscrição de cada candidato (clique aqui para acessar).

No domingo seguinte, 12 de novembro, será realizada a segunda etapa do exame, com provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões) e Matemática e suas Tecnologias (45 questões).

O gabarito das provas será divulgado em 16 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro, quando devem ser abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), pelo qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Estude no IFSC

A partir de 2018, a seleção para cursos de graduação do IFSC será exclusivamente pela nota do Enem por meio do Sisu. Quem quiser fazer uma graduação no IFSC no ano que vem precisa fazer o Enem 2017 e, em janeiro, quando as inscrições do Sisu forem abertas, deve optar por um curso do Instituto.

Conheça aqui nossos cursos de graduação.

Fique ligado(a)!

• Revisão: Durante toda esta semana, o programa Hora do Enem exibe uma maratona de resolução de questões e conversa com professores para mapear as principais tendências da prova, tendo como base o que caiu nas edições anteriores. O programa é exibido de segunda a sexta pela TV Escola, às 7h, 13h e 18h.

• Dicas para a redação: Dar atenção à redação é fundamental para o candidato ir bem no Enem. O formato da prova é a dissertação-argumentativa, gênero que possibilita ao estudante construir uma tese inicial e defender diferentes pontos de vista ao longo do texto. Veja aquidez dicas para fazer uma boa redação.

Todas as informações do Enem devem ser conferidas na página oficial do Exame.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC