O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional de curta duração, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão ofertados no primeiro semestre de 2018. Todos os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

No IFSC Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas diferentes opções de cursos em mais de 200 vagas. Os interessados têm até o dia 18 de fevereiro para realizar a inscrição pelo portal do IFSC Palhoça Bilíngue (www.palhoca.ifsc.edu.br), onde estão disponíveis os editais, 18/DEING/2018/1 (cursos diversos) e 19/DEING/2018/1 (cursos de idiomas), com as informações detalhadas sobre o processo seletivo, que acontece por meio de sorteio público, e os pré-requisitos que variam de um curso para o outro.

Dentre as opções, estão sendo ofertados três cursos de idiomas em diferentes níveis: Inglês, Português escrito como segunda língua para surdos e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para o curso de Inglês, níveis 4 e 5, o candidato deverá realizar um teste de nivelamento antes de fazer a sua inscrição. Após realizar o teste, disponível em nivelamento.ead.ifsc.edu.br, e conferir a indicação do seu nível, o candidato deve fazer sua inscrição. Mais informações e orientações sobre esse procedimento estão disponíveis no anexo II do edital nº. 19/DEING/2018/1.

Já para o curso de Português escrito como segunda língua para surdos, o teste de nivelamento será aplicado pelos professores no início das aulas. O nível 1 é voltado para a alfabetização e o 3 para o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua. Os pré-requisitos para esse curso são: ser surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ter no mínimo 14 anos. Já para os cursos de Libras não há teste nivelamento, no entanto, para o curso de Libras intermediário, o candidato precisa comprovar a realização de, no mínimo, 80 horas de curso básico.

A lista dos candidatos selecionadas em primeira chamada será divulgada em 21 de fevereiro, a partir das 18h. As matrículas vão ocorrer nos dias 22, 23 e 26 de fevereiro, das 14h às 20h. As aulas iniciam a partir de 26 de fevereiro, de acordo com o dia de aula de cada curso.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3341-9700. A Instituição disponibiliza computadores para realização da inscrição para os candidatos que não possuem acesso à Internet.

Confira os cursos com inscrições abertas:

- Abertura de microempreendimentos individuais e cooperativas de trabalho

segunda-feira | noturno | 25 vagas

- Gestão de microempreendimentos empresariais e de economia solidária

quarta-feira | noturno | 25 vagas

- Práticas pedagógicas em turmas mistas (surdos e ouvintes) na educação infantil

quinta-feira | noturno | 40 vagas

- Teatro bilíngue (Libras/Português)

quarta-feira | noturno | 20 vagas

- Libras básico

quarta-feira | matutino | 25 vagas

- Libras intermediário