ifsc


Um grupo de alunos e professores do curso superior de Pedagogia Bilíngue deixaram o câmpus na madrugada da última quarta-feira (20), com destino à cidade de Porto Alegre (RS). O objetivo da viagem foi conhecer experiências de outras instituições que também atuam na educação de surdos. 

A primeira parada foi na Escola Especial Ulbra Concórdia, especializada exclusivamente na educação de surdos, que oferece desde a educação infantil até o ensino médio, onde foram recebidos pela equipe diretiva e pedagógica, representada pelas professoras Hiltrud Elert, Gladys Titton e Patrícia Nogueira. Em seguida, a professora Donatella Camozzato, compartilhou com os acadêmicos experiências de mais de 20 anos na alfabetização de crianças surdas. Depois disso, o grupo fez um tour pela escola para conhecer a estrutura. 

“A visita veio bem ao encontro do que vem sendo trabalhado em algumas disciplinas do curso. Todos os conceitos e relatos de práticas que nós docentes trazemos aos alunos nas aulas, ganham mais sentido no momento em que eles vivenciam outras possibilidades de ensino e aprendizagem envolvendo alunos surdos. Nessas trocas de saberes e vivências, a construção do conhecimento acontece de forma mais significativa”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) do IFSC, Ana Paula Jung.

A aluna do curso, Beatriz Schussler, teve as suas expectativas atendidas e mencionou ainda que “esse tipo de estratégia contribui muito para a formação acadêmica, pois possibilita conhecer ambientes educacionais que não estão disponíveis em nosso Estado, já que em SC não temos esse tipo de ambiente escolar só para surdos. Segundo a acadêmica, conhecer a escola Concórdia “foi uma experiência encantadora”. 

Na sequência, o grupo seguiu para a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde participaram de diferentes atividades: palestra sobre Literatura Surda, ministrada pelo Prof. Cacau Mourão, oficina de contação de histórias em Libras, com a Profa. Carolina Hessel, roda de conversa intitulada: "Diálogos sobre a educação de surdos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina", com a mediação da Profa. Ana Paula Jung e da Profa. Luciane Bresciani Lopes. A turma aproveitou ainda para conhecer a proposta da brinquedoteca universitária.

Por Sônia Santos | Relações Públicas do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!