O Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC abre a partir de hoje, 17 de dezembro, as inscrições para cursos de idiomas e qualificação profissional. São 95 vagas no total, para cursos de Inglês (níveis 6 e 7), Libras intermediário, Português escrito como segunda língua para surdos (níveis 2, 3 e 5) e Teatro bilíngue (Libras/Português)

As inscrições, que devem ser feitas até 17 de fevereiro no Portal de Inscrições, são gratuitas e não possuem taxa de inscrição. A seleção para todos os cursos será por sorteio público em 19 de fevereiro. As matrículas dos candidatos selecionados em primeira chamada serão nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2019. A Instituição disponibiliza computadores para realização da inscrição para os candidatos que não possuem acesso à Internet. As aulas vão de fevereiro a julho de 2019.

Vagas e requisitos
O curso de Inglês vai abrir uma vaga para o nível 6 e dez para o nível 7. A oferta é destinada a pessoas com mais de 16 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Para entrar no nível 6, é necessário ter sido aprovado no nível 5 ou fazer um teste de nivelamento no primeiro dia de aula. Já para o nível 7, o pré-requisito, além da idade e da escolaridade já mencionadas, é estar aprovado no nível 6 ou no teste de nivelamento.

Para o curso de Libras intermediário há 20 vagas. Podem se candidatar pessoas com pelo menos 16 anos e que tenham feito 80 horas do nível básico.

Já no curso de Português escrito como segunda língua para surdos, há 17 vagas para o nível 2, 12 para o nível 3 e 15 para o nível 5. O candidato deve ter pelo menos 14 anos, ser surdo ou deficiente auditivo usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Após a matrícula, os sorteados deverão fazer um teste de nivelamento linguístico, no primeiro dia de aula, para confirmar qual turma vão frequentar.

Por fim, o curso de Teatro bilíngue (Libras/Português) vai abrir 20 vagas. Podem se candidatar pessoas com pelo menos 14 anos, com ensino fundamental incompleto, que sejam ouvintes ou surdos usuários da Libras. Não é necessária experiência artística anterior.

Confira os horários dos cursos com inscrições abertas:

- Inglês – conforme teste de nivelamento
Nível 6: terça-feira | noturno | 19h às 22h
Nível 7: quinta-feira | noturno | 19h às 22h

- Libras intermediário
quarta-feira | matutino | 9h às 12h

- Português escrito como segunda língua para surdos – conforme teste de nivelamento
Nível 2: sexta-feira | matutino | 9h às 12h
Nível 3: quarta-feira | matutino | 9h às 12h
Nível 5: quinta-feira | noturno | 19h às 22h

- Teatro bilíngue (Libras/Português)
quarta-feira | noturno | das 18h30min às 22h30min

A documentação necessária para matrícula e mais informações podem ser encontradas no edital de ingresso n. 15/Deing/2019/1. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3341-9700.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC / Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC