Terminou no último sábado, 15 de dezembro, a 1ª Gincana Bilíngue, organizada pelo Câmpus Palhoça Bilíngue. Após dois meses de provas online e presenciais, a vencedora foi a Equipe Vermelha, que somou 4.950 pontos. A Equipe Verde somou 4.660, a Azul, 4.290, e a Amarela, 3.750. A gincana foi realizada por meio de um projeto de extensão do edital interno de Protagonismo Discente e teve como objetivo realizar atividades por meio de provas culturais, esportivas e sociais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou língua portuguesa, promovendo interação entre os alunos e servidores.

As provas da gincana foram divididas em seis núcleos: Artes, Cultura Surda, Direitos Humanos, Esportes, Meio Ambiente e Tecnologia. As provas on-line aconteceram durante todo o do projeto. “As atividades da gincana foram pensadas para que os alunos pudessem associar os conteúdos aprendidos em sala de aula com as provas”, explica a coordenadora de Extensão do câmpus e orientadora do projeto, Adriana de Moura Somacal.

Nas provas on-line, os integrantes das quatro equipes tiveram, por exemplo, que visitar lugares específicos relacionados à cultura e artes, produzir conteúdo animado sobre tecnologia e meio ambiente, e fotografar situações específicas relacionadas aos seis núcleos. Entre as provas presenciais, houve campeonatos de futsal, truco, tênis de mesa e Hearthstone (jogo de cartas eletrônico).

No dia do encerramento, 15 de dezembro, foram realizadas mais seis provas presenciais: apresentação do nome e sinal em língua de sinais de cada equipe; apresentação do grito de guerra bilíngue; poesia bilíngue (as equipes criaram poesias com o tema "cultura surda", para apresentar em Libras e Português); som da diversidade (as equipes criaram uma música com o tema "diversidade", também para apresentar em Libras e Português); jogo de perguntas sobre cultura surda e direitos humanos (a comissão organizadora fez 10 perguntas de múltipla escolha. Cinco alunos de cada equipe deviam se reunir e em 15 minutos levantar a plaquinha com sua resposta); circuito de atividades (corrida dos pés amarrados, corrida do ovo na colher, prova do bambolê humano e prova da maçã no balde). Depois, foi entregue a premiação.

Os alunos bolsistas do projeto são: Mateus Sousa (curso técnico Integrado em Tradução e Interpretação de Libras/Português), Sara Müller (curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização do Câmpus São José e FIC de Teatro Bilíngue) e Ana Beatriz Martins (curso técnico integrado em Tradução e Interpretação de Libras/Português).

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC