A partir desta terça-feira (22), estarão abertas as inscrições para os cursos de graduação do IFSC pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto irá disponibilizar 1.884 vagas em cursos gratuitos em 19 cidades catarinenses, com início no primeiro semestre de 2019. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem em 2018.

No IFSC Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas 40 vagas para o curso de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português), sendo 30% dessas vagas reservadas para pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2015; e 40 para o curso de Produção Multimídia, ambos oferecidos no período noturno.

Metade do total de vagas ofertadas por curso e turno serão distribuídas para candidatos optantes pela Ampla Concorrência e a outra metade para aqueles que se inscreveram para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas (considerados cotistas), o qual leva em conta a renda familiar dos candidatos, sua autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas, e pessoas com deficiência. Os percentuais e as condições para concorrer estão explicados no edital de ingresso Sisu n. 14/DEING/2019/1.

Podem concorrer estudantes que já concluíram o ensino médio, fizeram o Enem em 2018 e tiraram nota igual ou superior a 300 na redação. A inscrição deve ser feita, gratuitamente, de 22 a 25 de janeiro no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/). É preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas. Ao se logar no sistema, é necessário confirmar os dados e iniciar a inscrição.

O primeiro passo para isso é pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso. Após, clicar no curso para saber a quantidade de vagas disponíveis e a modalidade (se é reservada para cotista ou não). E por fim, o estudante deverá confirmar os dados do curso escolhido, ver a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clicar em 'confirmar minha inscrição'.

Durante o período de inscrição, o candidato pode monitorar as notas de corte e remanejar as suas escolhas. Será considerada válida a última inscrição. Ao final de cada etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Resultado e matrículas

A divulgação dos candidatos selecionados na chamada única está agendada para 28 de janeiro, enquanto que a matrícula, dias 30, 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro de 2019, na secretaria do IFSC Palhoça Bilíngue ou do câmpus do curso escolhido pelo candidato (observar o horário de atendimento de cada instituição).

As vagas eventualmente não ocupadas ao final das chamadas regulares referentes ao processo seletivo Sisu 2019/1 serão preenchidas mediante utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo Sisu. Entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular podem manifestar interesse em aderir a essa lista pelo site do Sistema. Mais detalhes constam no edital

As aulas para os calouros dos cursos superiores do IFSC Palhoça Bilíngue iniciam em 18 de fevereiro de 2019. Mais informações podem ser obtidas no portal do IFSC Palhoça Bilíngue. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3341-9700.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC | Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC