Na noite da última segunda (11), o curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue realizou a sua aula inaugural do ano, com a palestra do ex-diretor-geral do câmpus, Vilmar Silva, tendo como tema “Desafios e possibilidades dos cursos de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) no contexto educacional brasileiro”.

Para uma atenta plateia de servidores e estudantes das três turmas do curso, o palestrante fez uma contextualização do cenário educacional do País, relembrando aspectos históricos da educação bilíngue no Brasil e no Estado, dos desafios passados e atuais, como a necessidade de reconhecimento da educação bilíngue (Libras/Português) como uma modalidade de ensino, bem como a definição de suas diretrizes, a ampliação dos cursos de Pedagogia Bilíngue, a urgência de escolas bilíngues de educação infantil e ensino fundamental, a criação de programas de mestrado em educação profissional, os quais envolvam a educação bilíngue e a multimídia, entre outros.

Além da necessidade de o professor dominar a língua de sinais, Vilmar abordou questões mais abrangentes. “O professor tem que se conectar com o aluno, então é fundamental que vocês sejam fluentes na língua de sinais, a fim de garantir a mediação com esses alunos, porém mais importante do que isso, é que vocês estejam conscientes de que vão trabalhar com uma ciência: a pedagogia, e que vocês serão os responsáveis pelo desenvolvimento humano e do processo de aprendizagem dessas crianças”, destacou.

As considerações feitas pelo docente parecem ter tido conexão com os presentes. “Eu quero poder realmente alfabetizar as crianças, mostrar pra elas um mundo diferente do silêncio que elas estão acostumadas, mostrar através da língua de sinais e da educação que o mundo tem movimentos, tem sons e que elas podem vivenciar tudo isso”, comentou a acadêmica 3º ano, Cristiane Trindade Garcia, que já atua na educação como intérprete de Libras em uma escola do município de São José. “A gente pensa que enquanto professor vai entrar em sala e ensinar o a, b, c, mas é muito mais desafiador, é sobre o desenvolvimento das crianças e as diferentes maneiras como elas aprendem”, acrescentou a estudante.

O professor trouxe ainda uma reflexão sobre as competências necessárias ao licenciado em pedagogia, como a crença e a paixão pelo que faz, o compromisso, a competência e o trabalho coletivo. E sobre esse último aspecto ele mencionou: “o trabalho individual está no campo da vaidade e ele não contribui como o campo da educação”.

O evento foi aberto pela coordenadora do curso, professora Eliana Bär, que destacou a experiência do palestrante, e contou com a presença da diretora-geral do câmpus, Carmem Beck, da chefe do departamento de ensino, pesquisa e extensão, Simone Lima, e outros professores do curso. Eliana aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento pelos trabalhos prestados pela coordenadora anterior, Profa. Ana Paula Jung, que segue na articulação do curso de Pedagogia online, fruto da parceria entre IFSC Palhoça Bilíngue e Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Sobre o palestrante
Vilmar Silva é licenciado em Matemática, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ingressou no Instituto Federal de Santa Catarina, em 1990, e foi um dos atores principais nas articulações para implantação do IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras/Português), tendo sido diretor de 2010 a 2016, ano em que se aposentou.

Por Sônia Santos | Relações Públicas.