Tem algum problema no seu bairro, na sua rua ou vizinhança, para o qual você sente que seria capaz de pensar uma solução, mas falta oportunidade? Bom, não falta mais. O edital de protagonismo discente pode ser o estímulo que faltava para você reunir um time, desenhar uma solução para esse problema e, com a ajuda de um orientador, transformar a realidade.

Qualquer aluno do IFSC pode ser proponente de projeto, e os participantes dos times devem, necessariamente, ter Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Outros estudantes podem participar como voluntários, mas apenas os que tiverem IVS receberão auxílio financeiro para participar das atividades.

Serão selecionados até 60 projetos, que devem ser inscritos por meio do sistema on-line até dia 7 de junho. Todos os detalhes para a elaboração das propostas estão detalhadas no Edital Proex nº 16/2019. A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) irá realizar duas videoconferências para tirar dúvidas dos proponentes (veja o cronograma completo no edital). Os desenhos de solução contemplados, como são chamados os projetos, serão executados no segundo semestre deste ano.

Experiências

Em 2018, foram selecionados 45 projetos. Alguns exemplos são o sistema automatizado de alimentação para cães de rua, em Caçador; a proposta de acessibilidade para o Portal do IFSC para cegos; projeto de qualificação da colheita de maçã, em Urupema; e implantação de horta comunitária para difundir conhecimentos sobre nutrição, em Lages.