ifsc


Vídeo em LibrasO Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), divulgou na última terça-feira (30) o bloqueio de aproximadamente 30% no orçamento de universidades e institutos federais. Diante desse cenário, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vem a público esclarecer que a medida surpreendeu a todos da área educacional, já que o bloqueio de recursos no IFSC soma R$ 23,5 milhões fazendo com que a instituição, a partir do segundo semestre, paralise algumas atividades fundamentais à formação. 

Com 22 câmpus, hoje o IFSC atende mais de 50 mil estudantes no estado de Santa Catarina, atuando desde a formação inicial continuada (cursos de qualificação), educação de jovens e adultos (Proeja), ensino médio técnico, cursos técnicos subsequentes, formação de professores, cursos superiores (graduação), e pós-graduação (especializações e mestrados). 

A Reitoria informa que muitas atividades ligadas aos alunos, tais como ensino, pesquisa e extensão, terão que ser paralisadas, pois com o recurso que será disponibilizado, o Instituto não conseguirá finalizar o ano letivo. Desde 2016 o orçamento que o IFSC tem para a continuidade de suas ações é o mesmo. Ou seja, não houve incremento nenhum. 

Para manter as atividades formativas, o IFSC já vinha priorizando as atividades que impactam diretamente o aluno, de modo que um montante de quase 40% inferior inviabiliza a instituição. Com a confirmação do bloqueio, as primeiras consequências serão a não continuidade dos pagamentos de contratos terceirizados de limpeza e segurança, água, luz, insumos para aulas práticas, manutenção para equipamentos laboratoriais, cancelamento de visitas técnicas e assim por diante – prejudicando os alunos e a sociedade em geral. 

O IFSC sempre trabalha com enfoque no aluno. A partir desse bloqueio anunciado pelo MEC, a instituição passará a lidar com mais aulas teóricas. Esta precarização não forma na perspectiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Com trabalhadores menos qualificados, o mercado de trabalho perde, a economia enfraquece, a cultura desaparece do cotidiano, o desenvolvimento do país estaciona e retrocede. Dessa forma, o IFSC sente esse impacto não só na vida das 50 mil pessoas diretamente atendidas nas salas de aula, além das outras 500 mil indiretamente atendidas pela extensão e centenas de empresas parcerias na pesquisa aplicada. Em última análise, está em jogo o desenvolvimento do Brasil. 

Sempre defendemos que a educação é fundamental, assim como a democracia e a autonomia das instituições. É preciso trabalhar para o país desenvolver e não aceitamos que ele retroceda. O entendimento nesse contexto em que a educação tem um corte de R$ 5,8 bi é: educação não deve ter corte algum, na medida que se está tirando a oportunidade das pessoas melhorarem e do país desenvolver. Não só os alunos do IFSC que serão prejudicados; e sim uma cadeia toda de melhoria, de desenvolvimento econômico e social que o país, com os institutos federais e as instituições públicas têm possibilidade de superar.

Onde tem IFSC?

Araranguá, Canoinhas, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis – Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São José, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!