Estão abertas até 16 de maio as inscrições para a 16ª edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). São 10 vagas, sendo seis para alunos dos cursos técnicos e quatro para alunos dos cursos de graduação - há reserva de vagas para ações afirmativas. Quem for selecionado, terá oportunidade de ficar três meses realizando um projeto de pesquisa em instituições da Alemanha, Espanha, Finlândia e Portugal.

No edital, é possível conferir as vagas disponíveis de acordo com os projetos de pesquisa. Os projetos serão desenvolvidos em instituições parceiras do IFSC. Os candidatos contemplados no programa receberão um auxílio financeiro para a realização do intercâmbio, que varia de R$ 11,5 mil a R$ 14 mil - dependendo se a vaga é de ampla concorrência ou de ações afirmativas.

Quem pode participar

Podem se inscrever os alunos que estiverem regularmente matriculados em um curso técnico de ou de graduação do IFSC. No caso de estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio, é preciso ter um percentual de conclusão do curso entre 25% e 60%. Quem estiver fazendo um curso técnico subsequente ou concomitante com duração mínima de trê semestres, também precisa ter um percentual de conclusão do curso entre 25% e 60%. Para os alunos dos cursos de graduação, o percentual de conclusão de curso deve ser entre 40% e 80%.

Não podem se inscrever alunos que tenham sido contemplados em edições anteriores do Propicie e do Programa Ciência sem Fronteiras, que estejam pendentes com relatórios e prestação de contas de editais anteriores do IFSC, que possuam coeficiente de aproveitamento Acadêmica menor de 0,7 e que tenham recebido qualquer medida disciplinar nos últimos 12 meses.

Como se inscrever

A inscrição deve ser realizada pelo formulário eletrônico disponível na página do Propicie até 16 de maio, anexando os documentos solicitados no edital.

Processo seletivo

A classificação dos candidatos será definida pela pontuação obtida com base nos documentos e informações fornecidas pelos candidatos no momento da inscrição e de acordo com o desempenho acadêmico (peso 70%) e com o percentual de conclusão do curso (peso 30%).

Há ainda uma etapa eliminatória de avaliação da proficiência na língua inglesa por meio de uma entrevista com os inscritos. A pontuação mínima exigida será de 6,0.

Cronograma

As inscrições devem ser feitas até 16 de maio. A publicação das notas e a convocação para as entrevistas de inglês será feita no dia 21 de maio.

A divulgação do resultado parcial será em 30 de maio, com um prazo de recurso até 2 de junho. O resultado final será divulgado em 7 de junho na página do Propicie.

Os 10 alunos contemplados devem participar de uma reunião em 11 de junho. Quem for da região da Grande Florianópolis, deverá ir até a Reitoria. Selecionados de outros câmpus devem participar por videoconferência.

Os alunos contemplados deverão se apresentar presencialmente nas instituições parceiras no exterior até a primeira quinzena de setembro.

Tire suas dúvidas no webinar

Para esclarecer dúvidas sobre o programa e o edital do Propicie 16, a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint) irá realizar um webinar na próxima segunda-feira (13), ao meio-dia, no canal do IFSC no YouTube. Para acompanhar a transmissão, basta estar conectado à internet – do computador, tablet ou smartphone - e acessar este link.

Dúvidas podem ser encaminhadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para serem respondidas no webinar ou podem ser feitas durante a transmissão ao vivo. Também já é possível deixar a dúvida nos comentários da transmissão neste link.

O bate-papo sobre intercâmbio também será transmitido ao vivo nos stories do Instagram do IFSC.

Sobre o Propicie

O Propicie começou em 2010 e, desde então, 231 alunos do IFSC já participaram do programa. Atualmente, 18 estudantes estão no exterior pelo Propicie 15 e retornam até final de julho.

Experiência dos alunos

Se quiser saber sobre a experiência de outros estudantes do IFSC que participaram ou estão participando do Propicie, acesse o Blog dos Intercambistas, onde há diversos relatos. Confira também algumas reportagens já feitas com intercambistas:

No Instagram, também há a hashtag #ifscpelomundo em que é possível conferir registros dos intercambistas.