O curso superior de tecnologia em Produção Multimídia recebeu conceito 5 na avaliação de reconhecimento feita pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores visitaram in loco o câmpus nos dias 6 e 7 de maio e analisaram o que o curso possui nas três dimensões que compõem o conceito: infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente e tutorial.

Na avaliação, eles destacaram o incentivo à pesquisa, a relação próxima com as empresas e a qualificação do corpo docente como alguns dos pontos positivos do curso. “Vale ressaltar o ineditismo e a importância da proposta, no que tange aos aspectos relacionados à interseção entre a produção multimídia, propriamente, e o bilinguismo, o que expressivamente contribui para a formação de um profissional de multimídia especializado em elaborar produtos voltados para a comunidade surda e para a valorização da sua cultura”, escreveram no relatório.

As notas dadas pelos avaliadores foram de 4,8 para a dimensão “Corpo Docente e Tutorial”, 4,77 para “Organização Didático-Pedagógica” e 4,5 para “Infraestrutura”. Na média das três dimensões, a nota (conceito contínuo) do curso ficou em 4,7, gerando o conceito final 5, de acordo com os critérios do sistema de avaliação.

O curso de Produção Multimídia foi criado em 2015 e tem uma turma formada – por isso, agora, passa pela avaliação de reconhecimento. Para a coordenadora do curso, Elisa Maria Pivetta, a nota reflete o envolvimento de estudantes e servidores. “Isso é a materialização de todo o nosso esforço, a recompensa pelo trabalho. Esse resultado indica que são cumpridas as mais exigentes normas de ensino”, comenta.

O curso

Para ingressar no curso de Produção Multimídia, é necessário fazer inscrição via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. O curso abre 40 vagas por semestre e tem duração de três anos, com aulas à noite.

O tecnólogo em Produção Multimídia, profissional formado no curso, utiliza diferentes tipos de ferramentas digitais de mídia na comunicação. Ele cria, implanta e gerencia recursos de texto, imagem, som e animação nos meios de comunicação eletrônicos, desenvolvendo ambientes de hipermídia interativa. Além disso, desenvolve produções de conteúdo audiovisual, atua em instalações interativas e produz efeitos visuais e videoinstalações com intervenções em tempo real.

Para saber mais sobre o curso de Produção Multimídia, visite o Guia de Cursos do IFSC.

Por Felipe Silva | Jornalista