ifsc


Sepei 2019 desafia equipes de robótica a cumprir processo industrial de deslocamento de cargas

Construir uma empilhadeira autônoma com a plataforma Lego MindStorms, que priorize a segurança e eficácia em uma distribuidora de produtos. Esse é o desafio inicial para as 13 equipes, representantes de oito câmpus, selecionadas para o 2º Torneio de Robótica do IFSC, que acontece dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto, em Chapecó, durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). 

Mas criar o robô não é a ação final das equipes RobotIFSC, Umbrella`s connection, Tubarões, Bender, Coelho Negro, Megazord, Robotic Hunters, Adamantino, Fall of Troy, Ev3RAC, Antropomórficos, Pingu e Kelstone. Eles terão que fazer com que a máquina percorra uma arena com variadas interações, como carga e descarga de pallets, regras de segurança específicas, locais apropriados de operação e linhas demarcadas de circulação. A finalidade é de que os robôs sigam as linhas de modo a imitar um processo industrial de deslocamento de cargas, autonomamente. 

Uma dificuldade a ser enfrentadas pelas equipes é que pontos de descarga possuem diferentes alturas. Emitir algum som enquanto está carregado, transportando pallet, bem como sinalizar movimentos com diferentes cores (verde e vermelho) são diferenciais levados em consideração no momento da avaliação. Será considerado concluído o percurso quando o robô ultrapassar por inteiro o portão da garagem.  

Também serão feitos alguns desafios às equipes valendo pontos extras para o cálculo da pontuação final. Estes desafios poderão ser lançados a qualquer momento desde a publicação do regulamento, por qualquer membro da organização do torneio, pelos canais de comunicação entre a organização e os alunos capitães. Sempre que um desafio for lançado, a organização fornecerá a quantia de pontos que o desafio vale e o prazo para entrega. Ou seja, para as 13 equipes participantes do Torneio, o Sepei já começou

O torneio é promovido pelo IFSC, em parceria da Associação Internacional de Desenvolvimento Tecnológico (AIDTEC) e com a equipe de robótica Magic Island (FRC5800). O objetivo é estimular a proatividade, o trabalho em equipe e a criatividade dos participantes. E tudo isso poderá ser conferido no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), que acontece dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, em Chapecó.

Indústria 4.0

A indústria 4.0, também denominada como a quarta revolução industrial, engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, num período de inteligência artificial, robótica, internet das coisas, nanotecnologia e biotecnologia. 

Com a automatização dos processos, a partir da internet, tem-se a modificação das indústrias em locais independentes do trabalho humano. 

Mais

A 1ª edição do Torneio de Robótica do Sepei ocorreu ano passado, com a participação de 10 equipes, que representaram sete câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!