O Câmpus Palhoça Bilíngue participou, de 10 a 13 de setembro, da 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), no Câmpus Florianópolis-Continente, com um estande no qual foram apresentados materiais produzidos pelo Núcleo de Produção Bilíngue (NPB), como um vídeo didático de matemática em Libras. Um dos objetivos era tornar o material conhecido na Rede, já que participam da Reditec reitores, pró-reitores e diretores de câmpus de todos os institutos federais.

O técnico em animação e ilustração Diego Urrutia explica que um dos diferenciais do vídeo produzido no NPB é que ele foi todo pensado, desde o início, para Libras, em vez de ser uma tradução do português. Professores surdos do câmpus participaram de sua concepção desde o início. “As culturas surda e ouvinte são diferentes, a língua é um reflexo da cultura e isso tem que ser aplicado”, diz.

As produções do NPB contam atualmente com a participação de professores, tradutores-intérprete, além de equipe técnica responsável pelo roteiro, pela captação e edição de imagens e pela produção de animações e ilustrações. Antes de ser finalizada, ainda são validadas com estudantes surdos para avaliar se o material está claro e qual foi o entendimento deles sobre o conteúdo repassado.

O ritmo de produção do NPB com a equipe atual é de um conteúdo novo produzido a cada 50 dias, aproximadamente. Por isso, um dos objetivos dos servidores era sensibilizar os gestores dos outros institutos federais para apoiar que os materiais didáticos sejam produzidos em maior escala, de modo a atender toda a Rede Federal. Uma das ideias é que os IFs cedessem um código de vaga cada para ampliar a equipe do núcleo.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC