Diante do aumento de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e a confirmação dos primeiros casos em Santa Catarina, a Reitoria do IFSC usa da presente nota para anunciar medidas a serem tomadas como forma de evitar a propagação do vírus e orientar a comunidade frente à pandemia da doença Covid-19.

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, adotaremos as seguintes medidas a partir de segunda-feira, 16 de março:

1) Suspender todas as solenidades de formaturas, eventos e reuniões previstos para espaços de grande aglomeração de pessoas por 30 dias;

2) Suspender as viagens institucionais de servidores e alunos pelos próximos 30 dias;

3) Manter as aulas conforme calendário acadêmico;

3) Solicitar que alunos e servidores que estejam retornando de viagem internacional ou tenham tido contato direto com algum caso confirmado, comuniquem às coordenações de curso ou suas chefias imediatas por e-mail ou telefone antes de retornarem às atividades;

4) Recomendar que todo aluno ou servidor que se enquadrar na situação descrita acima cumpra um período de afastamento das atividades por 7 (sete) dias, mesmo nos casos assintomáticos. Para justificar sua ausência, será preciso apresentar documentos de viagem ou de ordem médica que comprovem a situação.

Para toda a comunidade, em caso de sintomas, procure os serviços de saúde para procedimentos de diagnóstico. Conforme a portaria 356 de 11 de março, somente profissional da saúde poderá recomendar medida de isolamento por 14 dias. Servidores e alunos enquadrados nos grupos de risco podem se afastar imediatamente a partir de recomendação médica.

Seguindo recomendações do MEC, no momento, não avaliamos necessário suspender as aulas. Determinamos o reforço das ações de higienização nos nossos câmpus e na Reitoria e orientamos nossa comunidade acadêmica a seguir as recomendações de prevenção já amplamente divulgadas pelos órgãos competentes e pela imprensa.

Em relação às relações internacionais, temos sete alunos selecionados para programas de intercâmbio que tiveram suas viagens adiadas: seis para a 17ª edição do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC, que não puderam embarcar a pedido das instituições europeias, e um para o Projeto Lapassion, que teve as atividades suspensas. Em relação aos 34 intercambistas do IFSC que já estão em Portugal e na Espanha, solicitamos que sigam as orientações das instituições onde estão estudando.

Na próxima semana, teremos reunião do Comitê de Crise e do Colégio de Dirigentes (Codir), por videoconferência, nas quais iremos discutir o cenário e novas medidas poderão ser anunciadas. Decidimos suspender a reunião do Conselho Superior, prevista para segunda-feira (16), para evitar a circulação de pessoas de diferentes regiões.

Estamos acompanhando, por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o trabalho do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), instituído pela Portaria nº 329 de 11 de março de 2020, que pode propor outras mudanças nas rotinas de atividades acadêmicas no âmbito das instituições do Sistema Federal de Ensino.