A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) liberou para acesso público os dados do Censo IFSC Covid-19, pesquisa realizada em 2020 para avaliar as condições dos estudantes e servidores durante a adoção das medidas de distanciamento social motivadas pela pandemia.

Com exceção das informações sobre saúde mental do público pesquisado, todos os dados podem ser consultados por meio da plataforma de análise desenvolvida pelo professor Carlos Andrés Ferrero, do Câmpus Lages. Ao acessar a plataforma censo.ifsc.edu.br, o interessado deve clicar no botão “Entrar como visitante”. No menu da esquerda, pode selecionar as informações que deseja consultar e gerar filtros por segmentos e câmpus.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Egon Sewald Junior, salienta que os dados relativos a saúde mental coletados no Censo sempre tiveram acesso restrito aos profissionais da saúde e de assistência social, para realização de intervenções pontuais quando necessário. Em função disso, a plataforma mantém campos para login e senha, que só são utilizados pelos servidores autorizados a acessar esses dados sensíveis. Os demais servidores do IFSC, assim como estudantes e comunidade externa, só podem entrar na plataforma como visitantes.

Inicialmente, os dados do Censo IFSC Covid-19 ficaram sob custódia da Prodin e foram utilizados pelo Comitê Técnico-Científico na elaboração da Política de Segurança Sanitária do IFSC para a Covid-19 – documento organizado por um Grupo de Trabalho constituído em portaria e que deverá ser ter apreciação final pelo Conselho Superior na próxima segunda-feira, 26 de abril. Os dados também subsidiaram a construção dos planos de contingência locais dos câmpus. Todos os documentos em sinergia irão orientar a retomada gradual e segura das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, de acordo com os quadros de gravidade da pandemia em nível estadual e local.

Os dados do Censo IFSC Covid-19 foram coletados por meio de questionários respondidos por estudantes e servidores, com o objetivo de conhecer em detalhes as necessidades de inclusão digital, assistência estudantil, alimentação, condições de saúde mental e arranjo familiar, além de outras informações relacionadas ao bem-estar e ao processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica em meio à pandemia de Covid-19.

Para acessar a plataforma, clique neste link.