Vídeo em LibrasO Colegiado do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC irá se reunir, em 20 de maio, para deliberar sobre o acionamento da Fase 1 da Política de Segurança Sanitária (PSS) e do Plano de Contingência (PlanCon) do Câmpus. Conforme deliberado pelo Conselho Superior (Consup), em 26 de abril, os Colegiados dos Câmpus têm autonomia para decidirem pelo acionamento ou não da primeira fase da política, de acordo com a situação sanitária de cada localidade.

A Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC prevê o retorno gradual e por grupos de estudantes e servidores, os quais estão descritos em cada uma das fases da PSS. Primeiro deve-se acionar a Fase 1 e, havendo condições sanitárias, de acordo com a situação da pandemia no momento, pode-se acionar a Fase 2. E assim sucessivamente até a Fase 5. Atualmente a instituição está na Fase 0, que suspende integralmente as atividades administrativas e acadêmicas presenciais, não havendo previsão de retorno integral imediato de todos os estudantes e servidores.

Como o acionamento das fases da PSS se dará de maneira gradativa, envolvendo públicos específicos em cada uma delas, as atividades não presenciais (ANPs) seguirão em andamento para os estudantes não contemplados nas fases acionadas, até o retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas, situação prevista somente na Fase 5.

A volta dos estudantes implicados em cada uma das fases será facultativa, ou seja, eles poderão decidir se participam ou não das atividades presenciais ou se continuarão com as ANPs, considerando os riscos à saúde envolvidos no deslocamento até o câmpus e nas atividades junto às turmas. Além disso, estudantes e servidores do grupo de risco que não tenham completado 28 dias após o fim do ciclo vacinal (segunda dose) não devem voltar às atividades presenciais.

Confira uma breve descrição de cada uma das fases do PlanCon do Câmpus

Fase 1: período de suspensão parcial de atividades administrativas presenciais e de suspensão total de atividades acadêmicas presenciais.
Prioridade de retorno:
- estudantes formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa.

Fase 2: período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas - até 30% da capacidade do estabelecimento.
Prioridade de retorno:
- estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCCs.
- aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários.
- estudantes de cursos voltados à educação de jovens e adultos (Proeja), conforme avaliação de sua pertinência.
- estudantes sem acesso às ANPs para que possam utilizar laboratórios de informática.
- atividades de pesquisa que não possam permanecer paradas tendo em vista o cumprimento de prazos constantes em edital ou sob risco de prejuízo irreparável ao seu andamento.
- servidores que não pertençam ao grupo de risco e atuem em setores essenciais à realização das atividades acadêmicas.

Fase 3: período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas - até 50% da capacidade do estabelecimento.
Prioridade de retorno:
- estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos integradores e TCCs.
- aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários.
- estudantes de cursos voltados à educação de jovens e adultos (Proeja).
- outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus

Fase 4: período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas - até 80% da capacidade do estabelecimento. Será acionada caso não seja possível o retorno integral.
- aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários.
- estudantes de cursos voltados à educação de jovens e adultos (Proeja).
- outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus.
- atendimento ao público externo.

Fase 5: período de retorno integral às atividades regulares - 100% da capacidade do estabelecimento, mantidas as medidas sanitárias das fases anteriores, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, a higienização das mãos e dos ambientes, e o uso do álcool em gel.

Para conhecer os detalhes do Plano de Contingência do Câmpus para a Covid-19, bem como as ações de avaliação e monitoramento a serem executadas, acesse o documento completo aqui.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça do IFSC