O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (21 de junho), a Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos (PGIRC), bem como o Comitê de GIRC do IFSC. O documento já havia sido aprovado como resolução ad referendum em 26 de março de 2021 e foi validado pelos conselheiros.

A finalidade da PGIRC é estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades mínimas a serem observados e seguidos para a gestão da governança, integridade, riscos e controles internos da gestão na busca dos objetivos institucionais, tanto no que diz respeito aos processos organizacionais, quanto aos projetos que visam alcançar os objetivos estratégicos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Também foi aprovada a resolução ad referendum 09/2021, que cria o Comitê de Governança Digital do IFSC e aprova seu regimento. Esse comitê tem o papel de deliberar sobre assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), sendo também responsável pelas políticas de governança e segurança da informação. Alinhar os investimentos de TIC com os objetivos estratégicos institucionais é outra atribuição do CGD.

Pauta

A parte inicial da 68ª reunião ordinária do Consup foi restrita aos conselheiros em função do primeiro ponto de pauta, que tratou do recurso ao pedido de revisão de um processo administrativo disciplinar – o caráter sigiloso do tema é previsto pela Resolução 22/2018 do próprio Conselho. O andamento da reunião foi retomado, com transmissão ao vivo, às 15h50. Porém, a maior parte da pauta - Relatório de Gestão 2020, Plano Anual de Trabalho 2021, aprovação de cursos e outras três resoluções ad referendum – não chegou a ser apreciada pelos conselheiros. Por regimento, as reuniões do Consup se encerram às 17h30.

Assista à gravação da reunião: